A abóbora (Cucurbita moschata Duch.), a melancia [Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. E Nakai] e o melão (Cucumis melo L.) são culturas representantes da família Cucurbitacea. Certamente, seu cultivos têm vasta importância social, econômica e alimentar (IBGE, 2010). Todavia, vários são os fatores que afetam a produção de mudas de adequada qualidade. Por exemplo, a qualidade da semente, do substrato e do adubo utilizado. Consequentemente, estes colaboram para o desenvolvimento e sanidade das mudas de abóboras (YAMANISHI et al., 2004).
É fato que, a importância pela busca de substratos alternativos, renováveis, de fácil aquisição e com baixo custo permite aos horticultores produzirem mudas de cucurbitáceas( mudas de abóboras) de uma forma economicamente viável e mais sustentável para o sistema de produção agrícola. Por outro lado, a má formação de uma muda afeta todo o desenvolvimento da cultura, podendo aumentar seu ciclo e as perdas na produção (ECHER et al., 2007). Dessa forma, outras vantagens além das citadas estão à economia de sementes, maior aproveitamento e rendimento da mão de obra, equilíbrio entre a parte aérea e as raízes, redução do ciclo da cultura e uniformidade da lavoura. Tudo isso somado, está levando a campo mudas homogênea e aumento estimado de 20% a 30% na produção (MINAMI, 1995).
Sousa et al. (2013) relatam que os substratos empregados para cultivo de mudas podem conter diferentes materiais. Muitos podem deixar mais baixo o custo, como por exemplo: a casca de arroz carbonizada, húmus de minhoca, casca de pinus, vermiculita expandida entre outros materiais. Todavia, a casca de arroz é o principal resíduo oriundo da produção de arroz no RS. Entretanto, 60% deste material não possui valor agregado. Consequentemente, sendo distribuído gratuitamente ou sendo destinados a aterros sanitários. Então, devido a alta concentração de sílica, esta não pode ser comercializada como ração animal, devendo ter um destino ambiental adequado.
Reportagem do Globo Rural ensina a fazer o Húmus Líquido
“Húmus de minhoca líquido pode aumentar a produção de hortaliças e frutas”
Primeiramente, conforme Gonçalves et al. (2009), a dose de húmus liquido a ser aplicada depende essencialmente da concentração final que se deseja. Porém, recomenda-se doses que variam de 10 a 20%. O húmus liquido pode ser aplicado puro. No entanto, deve-se sempre coar este material para após colocá-lo no pulverizador. Resolvemos avaliar os diferentes substratos produzidos na região (misturas de solo com casca de arroz carbonizada, fibra de côco, areia e húmus) e aplicação de húmus líquido na produção de mudas de abóbora orgânica, viabilizando a fertirrigação como alternativa ao produtor.
Enfim, concluímos, que os substratos alternativos produzidos na região da Campanha, influenciam e favorecem o desenvolvimento de hortaliças. Acima de tudo, concluímos que o húmus líquido tem potencial uso da fertirrigação como alternativa viável aos produtores, para produção de mudas de abóbora orgânica. Como resultado, diminuindo os custos de produção e dando um destino sustentável a resíduos de agroindústrias da região Sul.
Composteira Doméstica para produção de Húmus e Biofertilizante
Ana Cláudia Kalil Huber
Em primeiro lugar: Eng.ª. Agrônoma, Doutora, além disso, Professora do Curso de Agronomia, Urcamp, Bagé, RS. emai: anahuber@urcamp.edu.br
Seja membro do Canal e receba muitas dicas sobre Compostagem Doméstica, Composteiras e outras tantas dicas Sustentáveis:
▶ https://www.youtube.com/channel/UCgasPP-OVRibPWToMqcogdQ
Siga a Compostchêira no Instagram:
▶ https://www.instagram.com/compostcheira/
Facebook:
▶ https://www.facebook.com/compostcheira
No Canal você irá aprender tudo sobre Compostagem Doméstica, conhecer sobre os modelos de Composteira Doméstiva e Composteira de Jardim, como funciona a Composteira, como instalar a composteira, como retirar o húmus e como utilizar o Chorume ou Biofertilizante.
Além disso, estaremos apresentando algumas ideias muito viáveis de Bioconstrução e Construções Sustentáveis de baixo custo (ex: como fazer uma composteira?, como fazer um aquecedor solar? como instalar uma cisterna? …). Agradecemos, desde já, por todo o apoio e aguardamos comentários e solicitações de conteúdo. Fiquem bem!
💕 Equipe Compostchêira
Este site usa cookies.
Saiba mais ...