Procurando um bom projeto para iniciar o ano letivo!?!

9 de janeiro de 2020
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Início do ano letivo

No decorrer do ano letivo os profissionais da educação e as instituições de ensino costumam mergulhar na inércia de um cronograma repleto de compromissos e prazos que parecem estar sempre contra o relógio. Quando nos damos conta, o ano letivo chega ao final e enfim, não há mais tempo – e muitas vezes energia – para planejar novas atividades para o próximo ano.

Todo início de ano letivo é um recomeço para professores e educandos! Enquanto os estudantes aproveitam os últimos dias de férias e organizam seu material escolar, os docentes já planejam o ano letivo, se apropriam das peculiaridades de cada turma, organizam cronogramas e buscam por projetos que, além de promoverem uma aprendizagem efetiva, sejam interessantes e instigantes!

 

Horta na escola projeto de reestruturação

Em uma época tão tecnológica e imediatista, onde as respostas (por vezes superficiais) estão a alguns cliques, tanto para adultos como da mesma forma para crianças e adolescentes, propomos como uma divertida e educativa metodologia de estudo, a observação de processos naturais. Quais processos da natureza nossos educandos podem observar em seus cotidianos frenéticos?

Possibilidades para a compostagem no ambiente escolar – experiência na EMEF Boa Saúde

Educação ambiental

Podemos citar algumas excelentes propostas de processos biológicos que podem ser desenvolvidos e observados no ambiente escolar, como por exemplo: a compostagem, o cultivo de hortaliças, verduras e legumes, a construção de um ninho por aves nativas, a disposição de folhas, flores e frutos das árvores do pátio escolar, a montagem de um terrário (estes podem ser feitos desde escalas muito simples até estruturas complexas).

 

crianças na horta durante o ano letivo

Fonte: Projeto da E.E. Professora Maria da Conceição Oliveira Costa

                Antes de mais nada, observar processos é fundamental para o desenvolvimento pleno dos educandos. Certamente, é possível perceber a dinâmica do “tempo”, que não é o mesmo para todos os organismos, reconhecer as variações climáticas sazonais e sua influência sobre os elementos naturais, compreender a importância da decomposição para a ciclagem de nutrientes. Acima de tudo, entender que todos nós, seres vivos, fazemos parte de uma grande rede ecológica.

crianças na horta

Alunos da Escola Municipal Ana Hella no Vista Alegre fazem a colheita das hortaliças na horta da escola. – Curitiba, 25/09/2017 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

                Além disso, é possível que “intempéries” aconteçam: nem todas as sementes germinam, temporais derrubam flores e impedem o desenvolvimento dos frutos, pássaros abandonam ninhos. Afinal, isso não é um problema! Faz parte dos processos naturais, assim com nosso cotidiano, assemelha-se a frustrações que enfrentamos diversas vezes.

Importante que os ciclos se renovem, que a vida siga, pois essa é a máxima da natureza! Observar processos naturais fará muito bem aos educandos, aos professores envolvidos e ao ambiente escolar como um todo! Ao reconhecermo-nos como parte da natureza e compreendermos a dinâmica dos seus ciclos, tornamo-nos mais responsáveis e conscientes do nosso papel enquanto seres pensantes, na grande rede ecológica!

Autores:

Profª Vanessa Schweitzer dos Santos

Profº Rafael Holsback

Enfim, separamos alguns manuais de como fazer horta em Escolas pra você:

  • Manual para Escolas. A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf

  • Manual básico para implantação de hortas em escolas / Adriana Monteiro de Almeida, João Maria Pontes & Michelle Cristine Medeiros Jacob. – 1. Ed. – Manaus – AM: Elucidare, 2019

http://www.nutrir.com.vc/horta/ManualHorta.pdf

  • Manual Prático Hortas Escolares

http://portal.seduc.go.gov.br/Paginas/Merenda/Documentos/Manual_Hortas.pdf

  • ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR

http://www.fao.org/fileadmin/templates/ERP/docs2010/caderno2_red.pdf

Lei nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 – Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. – Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9795.htm

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