Tudo sobre Compostagem

7 de fevereiro de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
O que é compostagem

Compostchêira é uma empresa gaúcha sediada em Porto Alegre. Nós oferecemos produtos e serviços tudo sobre  Compostagem Doméstica e seus benefícios, Hortas Verticais em pequenos espaços e artigos de decoração voltados para a harmonização dos ambientes.

Missão da Compostchêira

Primeiramente, nosso maior desafio é, através do nosso blog, criar um meio confiável para informar as pessoas sobre os temas de Compostagem Doméstica e Resíduos Sólidos Urbanos. Todavia, queremos ir além do poder da palavra. Acreditamos, principalmente, no poder do exemplo, pois, se a palavra convence, o exemplo arrasta.

Além disso, Porto Alegre tem plenas condições de ser o exemplo para as demais cidades do RS, e quem sabe, para todo o Brasil. Sim, temos um sonho que está longe de ser um delírio. A saber: que Porto Alegre seja a primeira capital brasileira a dar o tratamento correto para todo o teu “lixo” (Resíduo Sólido Urbano). Contudo, isso só será possível com o trabalho e a coragem de todos os cidadãos.

O que é Compostagem Doméstica?

Primeiramente, cabe definir brevemente que Compostagem Doméstica ou Vermicompostagem é uma técnica milenar que consiste em transformar os restos de comida/resíduos orgânicos em Adubo e Biofertilizante (chorume do bem).

Existe, basicamente, duas técnicas para executar o processo de compostagem doméstica: a aeróbica e a anaeróbica.

  • Processo Aeróbico: é a mais comum. Necessita de oxigênio, mesmo porque, diversos bichinhos irão ajudar no processo. As grande aliadas desse processo são as Minhocas Californianas. Esta é a técnica utilizada pela Compostchêira.
  • Processo Anaeróbico: em geral, é utilizada quando há grande escala de resíduos. Muitas fazendas utilizam essa técnica. Este processo caracteriza-se pela ausência de oxigênio. O objetivo é a fermentação dos resíduos em locais fechados. Ao contrário da técnica utilizada pela Compostchêira (Aeróbica) o processo Anaeróbico costuma gerar cheiro forte devido a liberação de sulfeto de hidrogênio.

Benefícios da Compostagem Doméstica

Com a prática da compostagem doméstica tu podes transformar a maior parte do Resíduo Orgânico produzido em tua casa (61,4% – Característica Gravimétrica do RSU de Porto Alegre) em adubo e biofertilizante (líquido rico em nutrientes para o solo). Além disso, a Compostagem Doméstica impulsiona a seleção do material possivelmente reciclável (23,4% – Característica Gravimétrica do RSU de Porto Alegre). Uma iniciativa empurrando a outra contra o desperdício

Em nosso blog irás encontrar dicas de Compostagem Doméstica e dados sobre Resíduos Sólidos Urbanos.

Horta Vertical

Harmonização de ambientes

Considerando que hoje vivemos 90% de nossas vidas em ambientes internos, torna-se indispensável refletirmos como podemos projetar esses espaços de forma mais saudável.

Pensando nisso, a Compostchêira criou pra você duas linha de produtos totalmente voltadas para o lar: Horta em Casa e Bem-Estar.

Ambas as linhas de produtos tem por objetivo criar ambientes onde possamos conviver, trabalhar e aprender com mais saúde. Temos convicção, de que há como melhorar o bem-estar físico e mental das pessoas colocando em prática ideias do Design Biofílico.

Em outras palavras, são produtos voltados para expandir nossa conexão com a natureza. Isto é, produtos capazes de harmonizar as forças energéticas dos indivíduos com o ambiente ao seu redor.

Por fim, outro ponto central é que a Compostchêira trabalha com sistema cooperativo (ganha ganha). Ou seja, estamos em conjunto com parceiros e parceiras num empreendimento que acredita no comércio justo e solidário.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

MINHA CONTA