Faça o que eu COMPARTILHO, mas não faça o que eu faço!

5 de julho de 2021
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Hipócrates nas redes

Série: Hipócrates nas redes

“Faça o que eu COMPARTILHO, mas não faça o que eu faço!”

 

Hipócrates estava em sua diária peregrinação pelas redes sociais quando se deparou com uma publicação que alertava para o fato de cada cidadão brasileiro produzir, em média, 0,8 kg de “lixo” (Resíduo) por dia.

Logo sua mente foi tomada por um cálculo facilitador:

Bom, se arredondarmos para 1kg diários e multiplicarmos por 200 milhões de brasileiros…POXA! 200 milhões de quilos de “lixo” (Resíduo) gerados em um único dia no Brasil, ou seja, 200 mil toneladas…uau!

Enquanto buscava recuperar o fôlego e voltar sua concentração aos gráficos e textos que ainda continha aquela publicação, pode verificar uma informação que o deixou ainda mais impressionado. Mais de 50% desses 0,8kg diários eram compostos de Matéria Orgânica (“Lixo orgânico”) facilmente biodegradável, acima de tudo, poderiam ser tratados em casa através da Compostagem, uma técnica praticada a milhares de anos pelo ser humano.  Em suma, a prática dessa técnica causaria impactos socioeconômicos e ambientais muito positivos: diminuiriam os gastos municipais com gerenciamento de “lixo” (Resíduos), diminuiriam os impactos ambientais e consequentemente, os impactos na saúde pública.

Mais uma vez sua mente fora tomada por um cálculo facilitador:

Caramba! Então, se todos os brasileiros fizessem compostagem, a quantidade de “lixo” (Resíduo) diária produzida no país passaria de 200 mil toneladas para 100 mil toneladas…uau!

Mas, bruscamente o seu cálculo facilitador foi interrompido pela fala de sua esposa que trazia tons de suave indignação:

Querido. Por que tu não largas esse celular e me ajuda a organizar a NOSSA casa?

Num gesto quase único, mescla de salto e posição de sentido que, da mesma forma, que só um soldado plotado dormindo na hora consegue executar com excelência, respondeu com a malícia de quem finge estar esperando a ordem para executar sua própria vontade:

Tá….! Mas o que eu posso fazer?!

Ela responde:

Quem sabe começar tirando esse “lixo” (Resíduo) acumulado em nossa área de serviço?!

Hipócrates achou a ideia boa, até porque aquilo já estava começando a feder e atrapalhar a dinâmica da área de serviço. Já era hora de se livrar disso tudo. Chegando em frente à lixeira, ele se depara com a realidade. Era tanto saco de lixo que precisou amontoar de forma estratégica as suas sacolas em cima das que já estavam caídas ao redor da lixeira.

Pronto!. Pensou alto.

Acima de tudo, começa a sentir sua mente encher-se de um cálculo facilitador em sua forma máxima. Além disso, tinha encontrado a solução para o esforço mental que aquela impactante publicação havia lhe impulsionado. Enfim, chegara à conclusão de todo aquele cálculo facilitador:

Beleza! Agora que já terminei minhas obrigações domésticas, irei curtir e compartilhar aquela publicação. Até porque alguém tem que fazer alguma coisa para resolver o problema de todo esse “lixo”…

Em conclusão, faça o que você fala, coerência é o princípio de tudo, mas esteja ponto para as consequências. Em outras palavras, você é o resultado das suas escolhas.

.

.

.

Siga a Compostchêira nas redes sociais e receba muitas dicas sobre Compostagem Doméstica, Composteiras e outras tantas dicas Sustentáveis.
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

CONFIRA O NOSSO BLOG