Horta e Alimentação Saudável

Plantas para dentro de casa

Você está procurando um jeito de trazer um pouco de natureza para dentro de casa, cultivar plantas é uma ótima opção. Além de serem bonitas e ajudarem a purificar o ar, pois as plantas podem aumentar seu bem-estar e trazer benefícios para sua saúde. Mas com tantas espécies diferentes de plantas disponíveis, pode ser difícil saber por onde começar.

Aqui estão algumas sugestões de espécies para cultivo:

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): A Zamioculca é uma planta de folhagem verde escura que precisa de pouca água e luz. Ela é uma boa escolha para quem quer uma planta de interior que não precisa de muita manutenção.

 

Ráfia: Espécie de palmeira de fácil cultivo. Pode ser colocada em locais de meia sombra ou com bastante iluminação, não tolera raizes encharcadas, adora ter as folhas borrifadas, pode chegar a 2m de altura. Atrai sucesso e riqueza para o local.

Ficus elastica (Ficus robusta): O Ficus é uma planta grande e elegante que precisa de luz indireta e solo úmido, mas não encharcado. Se for necessário, pulverize as folhas regularmente para manter a umidade.

Outras plantas, e também as mais conhecidas, são:

Suculentas: As suculentas são fáceis de cuidar e pouca água. Algumas opções populares incluem a Aloe Vera, a Jade e a Crassula Ovata.

Orquídeas: As orquídeas são plantas elegantes  que oferecem uma ampla variedade de cores e formas. Algumas espécies são mais fáceis de cultivar do que outras, como a Phalaenopsis.

Samambaia: As samambaias são uma opção multifacetada e verde para cultivar dentro de casa.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria): Esta planta é conhecida por sua capacidade de purificar o ar e é uma das mais fáceis de cultivar. Ela precisa de pouca luz e água, mas é importante não regá-la com muita frequência para evitar que ela apodreça.

Violeta-africana (Saintpaulia): As violetas-africanas são floridas e adoram lugares sombreados e úmidos. Regue-as com moderação e mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada.

Jibóia: precisa de muita luz, mas não pode ser exposta diretamente ao sol forte. É importante encontrar um local que receba luz indireta ou filtrada, gosta de ambientes úmidos, por isso é importante manter-la longe de fontes de ar seco, como ventiladores e aquecedores. Também é recomendável pulverizar água na folhagem regularmente. Regue regularmente, mas certifique-se de que o solo esteja sempre levemente úmido, sem encharcamentos.

Lírio da paz: prefere luz indireta ou parcial, mas também pode tolerar sombra parcial. É importante evitar a exposição direta ao sol forte, precisa de umidade, mas não encharcado, moderada e deve ser regulado regularmente para evitar a secagem do solo. Adube regularmente com fertilizante líquido para manter sua saúde e crescimento.

Dicas importantes para suas plantas prosperarem

Lembre-se de verificar as necessidades de luz, água e solo de cada planta antes de cultivá-la, e siga as instruções para garantir que ela se desenvolva saudavelmente. Além disso, observe regularmente as condições da planta e corrija qualquer problema o mais rápido possível para evitar doenças ou outros problemas.

É sempre bom, aplicar fertilizantes naturais em suas plantas, o chamado Biofertilizante, oriundo da compostagem doméstica é uma dica para quem já faz o processo de compostar os resíduos orgânico em casa, em nosso Blog você encontra um texto que explica a importância, como diluir, como armazenar e como utilizar o biofertilizante. Além disso, você também encontra um vídeo explicativo no nosso canal do YouTube, basta clicar aqui.

 

Ter plantas dentro de casa pode oferecer muitos benefícios, por exemplo:

Purificação do ar: Algumas plantas são capazes de purificar o ar, removendo gases tóxicos como o dióxido de carbono e o monóxido de carbono. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade do ar que você respira dentro de casa.

Aumento da saúde: Ter plantas em casa pode ajudar a reduzir o estresse, a pressão arterial e os níveis de ruído, além de melhorar a concentração e a memória.

Decoração: As plantas são uma adição bonita e verde à decoração de sua casa. Elas podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e tranquilizador.

Regulação da umidade: As plantas podem ajudar a regular a umidade do ar, o que pode ser especialmente útil em climas secos ou durante o inverno, quando o ar está seco devido ao uso frequente de aquecedores.

Produção de oxigênio: As plantas produzidas oxigênio durante a fotossíntese, o que pode melhorar a qualidade do ar que você respira e ajudar a manter um ambiente saudável e fresco.

Lembre-se de escolher as plantas certas para suas condições de iluminação e cuidar delas para maximizar seus benefícios.

Postagens relacionadas