Horta e Alimentação Saudável

Beldroega

A Beldroega, também conhecida como Portulaca oleracea, é uma planta suculenta de folhas verdes estendidas que tem sido apreciada por suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde, classificada como PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional, podemos encontrar com facilidade nos jardins. Aqui estão algumas informações sobre a Beldroega:

Benefícios e Valor Nutricional:

Primeiramente, é rica em nutrientes, incluindo vitaminas A, C e algumas do complexo B, além de minerais como magnésio, cálcio e potássio.
Além disso, suas folhas contêm ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular.
Assim como, esta planta é uma fonte de antioxidantes, que ajuda a combater os radicais livres no corpo.
Além de possuir propriedades anti-inflamatórias e pode ser usada para aliviar queixas como irritações de pele e inflamações internas.

Cultivo da Beldroega:

A Beldroega é uma planta resistente e fácil de cultivar. Ela prospera em solos bem drenados e com boa exposição ao sol.
Pode-se plantar a partir de sementes ou mudas, e seu crescimento é rápido.
É uma planta anual, o que significa que precisa ter sua replantação de tempos em tempos.
A rega deve ser moderada, pois Beldroega é tolerante à seca.

Preparação para consumo:

As folhas e os caules jovens são comestíveis. Elas têm um sabor suave e crocante, semelhante ao espinafre.
Pode ter seu uso crua em saladas, sanduíches e sucos verdes.
Também em pratos cozidos, como sopas e refogados, acrescentando um toque de frescor.
Suas folhas tem maior consumo na culinária mediterrânea e asiática.
Lembre-se de que é importante garantir que as plantas tenham sua colheita em fontes confiáveis ​​e não tenham contaminação por pesticidas ou poluentes. A Beldroega é uma adição saudável à sua dieta, fornece uma série de benefícios nutricionais.

A Beldroega (Portulaca oleracea) é uma planta suculenta com uma ampla distribuição geográfica, e existem várias variedades e subespécies. Embora todas pertençam à mesma espécie, suas características podem variar.

Aqui alguns dos tipos de Beldroega são mais comuns:

Beldroega Comum (Portulaca oleracea): Esta é a variedade mais amplamente reconhecida. Suas folhas são verdes e suculentas, e elas têm um sabor suave e agradável, muitas vezes comparadas ao espinafre. É uma variedade mais utilizada na culinária.

Beldroega-de-Inverno (Portulaca oleracea sativa): Esta subespécie tem seu cultivo especificamente para o consumo humano e é mais macia e suculenta do que as variedades selvagens. É uma escolha popular para saladas e pratos cozidos.

Beldroega-de-Jardim (Portulaca oleracea grandiflora): Diferentes variedades tem seu cultivo para consumo, tem sua apreciação por suas flores belas e coloridas. É uma planta ornamental que tem sua utilização em jardins devido à sua beleza.

Beldroega Selvagem (Portulaca oleracea silvestris): Esta variedade cresce no estado selvagem e tem sua identificação, frequentemente, como uma erva daninha. Suas folhas podem ser menores e mais resistentes do que as outras variedades.

Beldroega-do-Mar (Sesuvium portulacastrum): Embora tenha o nome “Beldroega” em comum, esta planta é de uma espécie diferente te sua localização em ambientes costeiros. Suas folhas são comestíveis, mas têm um sabor predominantemente diferente.

É importante notar que, embora as diversas variedades de Beldroega compartilhem algumas características comuns, suas características exatas podem variar de acordo com o crescimento local e as condições ambientais. Ao escolher uma variedade de consumo, é aconselhável conhecer as características específicas da planta para garantir o sabor que se deseja e os benefícios nutricionais.

Salientamos  que para todo tipo de uso medicinal, deve ser feita sempre com orientação médica. Possui contra indicação em caso de gravidez, em pessoas com problemas digestivos ou com pressão alta. Por conter ácido oxálico, seu consumo deve ser moderado, pois em excesso pode causar problemas gastrointestinais e inflamações nos rins, responsáveis pelo surgimento de cálculos.

Postagens relacionadas