Clima e Meio Ambiente

Joaninha – Amigas das plantações e do Meio Ambiente

A joaninha é um dos insetos mais conhecidos e queridos pelos agricultores e jardineiros devido à sua habilidade em controlar pragas nas plantações. Também chamada de “senhora dos campos”, a joaninha é um predador natural de pulgões, ácaros, cochonilhas, tripes e outras espécies de insetos que se alimentam da seiva das plantas e causam danos às colheitas.

Uma joaninha adulta pode consumir até 5.000 pulgões durante toda a sua vida. Além disso, ela deposita seus ovos próximos às colônias de insetos que servirão de alimento para as larvas assim que eclodirem. As larvas da joaninha são ainda mais vorazes do que os adultos e podem consumir até 400 pulgões por dia.

joaninha devorando pragas das plantações

Benefícios da joaninha para o meio ambiente

Ao contrário dos pesticidas químicos, o uso da joaninha não prejudica o meio ambiente, não causa danos à saúde humana e não contamina os alimentos. Além disso, as joaninhas se acha facilmente em lojas de produtos agrícolas ou pela internet, e podem ter sua criação em casa e escritas nas plantações de forma simples e econômica.

As joaninhas são particularmente úteis em culturas orgânicas, onde o uso de pesticidas sintéticos é proibido. Além disso, elas também são uma excelente opção para produtores que desejam reduzir o uso de agrotóxicos e diminuir os efeitos negativos da agricultura convencional no meio ambiente.

Produção de joaninha em universidades

A produção de joaninhas em universidades é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente pela causa da importância desses insetos na agricultura.

A produção em universidades acontece em laboratórios especializados, onde são criadas as condições ideais para que as joaninhas possam se desenvolver e se reproduzir. Os ovos, larvas e pupas são monitorados e alimentados com dietas especiais para que cresçam saudáveis ​​e fortes. Quando atingem uma fase adulta, as joaninhas são distribuídas e doadas para agricultores e produtores agrícolas que desejam utilizar esses insetos como forma de controle biológico.

ciclo de vida da joaninha

Benefícios da reprodução de joaninhas em laboratórios

A produção de joaninhas em universidades traz diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os agricultores. Ao utilizar joaninhas como forma de controle biológico, é possível reduzir o uso de agrotóxicos nas plantações, o que é mais sustentável e benéfico para a saúde humana e para a fauna local. Além disso, as joaninhas são uma opção eficaz e econômica para o controle de pragas, já que são capazes de se multiplicar rapidamente e se adaptar a diferentes tipos de ambientes.

Quem faz a doação e distribuição gratuita

Existem diversas universidades e instituições no Brasil que se dedicam à reprodução de joaninhas para distribuição e doação aos agricultores, por exemplo:

Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Santa Catarina
Instituto Biológico de São Paulo, em São Paulo
Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais
Essas instituições realizaram pesquisas e estudos sobre a joaninha, suas espécies e características, e desenvolveram técnicas para reprodução em larga escala. Em seguida, distribuem as joaninhas para produtores rurais em diversas regiões do país para o controle de pragas de forma natural e sustentável.

Além disso, algumas empresas também se dedicam à produção e distribuição de joaninha. É importante ressaltar que a reprodução e distribuição de joaninhas é uma prática que contribui para a redução do uso de agrotóxicos e para a promoção da agricultura sustentável.

Quais as plantas que as joaninhas mais gostam?

Algumas plantas são mais atraentes para as joaninhas do que outras. Dentre as preferidas pelas joaninhas, podemos citar, por exemplo:

Crisântemo: essa planta é a preferida das joaninhas e é capaz de atrair uma grande quantidade delas para o seu jardim. Além disso, o crisântemo também ajuda a repelir outras pragas.

Erva-doce: a erva-doce é outra planta que atrai a joaninha e ajuda a manter as pragas longe do jardim.

Coentro: além de ser uma erva muito utilizada na culinária, o coentro também é uma planta que atrai as joaninhas.

Alfazema: essa planta tem seu reconhecimento por suas propriedades calmantes, mas também é uma das preferidas pela joaninha.

Margarida: a margarida é uma flor bonita e muito utilizada na decoração de jardins.

Girassol: essa planta é muito conhecida por sua beleza e por ser utilizada na produção de óleo.

Essas são apenas algumas das plantas que a joaninha gosta de frequentar. Ter essas plantas no jardim pode ajudar a atrair esses insetos e contribuir para o controle natural de pragas.

Em resumo, a joaninha é muito valiosa para quem trabalha com plantas e culturas agrícolas. Sua capacidade de controlar pragas de forma natural e sustentável contribui para o aumento da produtividade, a redução do uso de agrotóxicos e a preservação do meio ambiente.

Acompanhe a Compostchêira no YouTube neste link

Postagens relacionadas