DICAS: Livros e Documentários

O que é crochê?

O crochê é um tipo de costura em que se usa um gancho (agulha) para produzir tecido a partir de laços de fio. Pode ser usado para fazer tudo, desde cobertores e lenços de pescoço a chapéus assim também como camisolas. Se está a tentar encontrar uma forma divertida e inovadora de passar as suas férias, ganhar um dinheiro extra ou simplesmente desestressar, afinal, o crochê pode ser a atividade perfeita para você!
Já alguma vez observou alguém a fazer crochê e se perguntou o que seria? Ou talvez já tenha tentado antes, mas não sabia o que estava a fazer? Neste post do blog, explicaremos tudo o que precisa saber sobre o crochê! Começaremos explicando o que é e depois mostraremos como fazer os pontos básicos para iniciar a sua própria peça!

O que é crochê?

Antes de mais nada, o Crochê é um tipo de costura em que uma agulha é usada para gerar tecido a partir de laços de fio. Ninguém sabe exatamente quando ou onde surgiu o crochê, mas acredita-se que tenha tido origem na Arábia ou na China. O tipo de crochê que conhecemos hoje espalhou-se pela Europa no século XIX e vem crescendo em popularidade desde então.
Não é complicado aprender a fazer, mas pode ser um pouco difícil no início. Tal como aprender qualquer nova habilidade, dominar a arte requer perseverança e paciência.
A Princípio, para aprender a fazer crochê, comece com as técnicas essenciais e algumas noções básicas. Mais tarde, quando as dominar, desse forma, poderá passar as técnicas intermédias e avançadas.
Quais trabalhos podemos fazer com ele?
Antes de mais nada, é uma arte versátil que pode ser utilizada para criar uma grande variedade de artigos como cobertores, chapéus, cachecóis, panos de prato… No entanto, não está limitado a estes elementos! Com um pouco de criatividade, é possível confeccionar praticamente tudo o que se possa imaginar.

De que precisa para começar a fazer?

Uma das grandes vantagens do crochê é que não precisa de muitas ferramentas para começar. A propósito, só precisa dessas duas:
– Uma agulha (tem numeração(tamanhos) variada)
– Linha (espessura variada)
Os instrumentos certos têm o potencial de facilitar a aprendizagem. Prepare-se para o sucesso escolhendo agulhas e fios que sejam fáceis de trabalhar. Aqui estão as minhas sugestões para os melhores materiais de crochê para principiantes.

Linha

O fio está disponível em vários pesos diferentes: desde fios de bebé bastante finos até à lã grossa. Além disso, os diferentes modelos recomendam diferentes tipos de fio. Contudo, para principiantes, recomendo a utilização de fios de peso médio (número quatro) de acrílico, lã, ou algodão.
– Peso médio do fio. Recomendo que os principiantes escolham um fio de lã penteada.
– Textura lisa. É mais fácil ver os seus pontos.
– Cor clara. Pode ser difícil ver exatamente onde inserir a agulha depois de usar fio escuro ou multi-colorido.

Agulha

As agulhas estão disponíveis numa variedade de tamanhos, formas e materiais. O mais importante é adequar o tamanho da curva da agulha ao peso(espessura) do fio. Utilizar agulhas maiores com fios mais grossos e pequenas com fios mais finos.
Para principiantes, recomendo começar com uma agulha ergonômica de tamanho médio como por exemplo, de 4,5mm ou 5,00mm.

Se não tiver certeza do tamanho da agulha adequado ao seu fio, verifique no verso da etiqueta do fio, geralmente está indicado. Além disso, você pode encontrar mais informações sobre tamanhos de agulha na foto a seguir.

Como fazer crochê para principiantes?

A arte intrincada do crochê é uma habilidade para toda a vida que utilizará para criar belos presentes para os outros e artigos para a sua casa e guarda-roupa. Comece por aprender dois pontos básicos e avance para pontos mais avançados do núcleo. Primeiramente, descubra que tamanho e estilo da agulha é mais conveniente para você. Depois, comece com fios básicos e padrões para principiantes e será um profissional num instante.

Aprenda a segurar a agulha

Acima de tudo, comece por segurar a agulha como se fosse uma caneta, segurando a ponta com o dedo médio. Como mostra a figura abaixo.

como segurar agulha
Aprendendo o nó corrediço e a correntinha

É uma das primeiras coisas que se deve saber para iniciar. Aqui está como colocar o fio na agulha para que possa começar a crochetar.
Em primeiro lugar, você começará criando um laço com o fio. Certifique-se de que a ponta solta do fio esteja pendurada atrás do laço

Em segundo lugar, insira a agulha de crochê pelo centro do laço e prenda na ponta livre do fio

Puxe-o para cima e para dentro da área de trabalho da agulha de crochê

Puxe a ponta do fio livre para apertar o laço. O laço na agulha de crochê deve ser firme, mas solto o suficiente para deslizar para frente e para trás facilmente na agulha.

Puxe o fio que está preso ao novelo por dentro do laço, repita este movimento até o alcançar o comprimento desejado para confeccionar sua peça.
   

Não se preocupe se for desconfortável no início. Acima de tudo, continue a praticar e vai achar mais fácil.

Pontos básicos

Agora que sabe como fazer um nó corrediço e a correntinha, está pronto para enfrentar o plano de um principiante.
Ao trabalhar um ponto, em primeiro lugar, insira a agulha de crochê pela frente da corrente, pelo centro do V e sob a barra correspondente na parte de trás do mesmo ponto.

Em segundo lugar, insira a agulha na segunda corrente pelo centro do V e sob a barra traseira da corrente. Passe o fio sobre a agulha de trás para a frente.

Posteriormente, passe o fio pela corrente e suba na área de trabalho da agulha de crochê. Agora você tem duas alças na agulha.

Novamente, passe o fio sobre a agulha de trás para a frente e passe-o por ambas as alças da agulha de crochê.

Um laço permanecerá no gancho; você fez um único crochê.

Repita em cada corrente restante.
              

     

Em suma, esse é somente o início, o crochê possui inúmeras variações de pontos, você encontra tutoriais e revistas bastante explicativas que irão lhe ajudar a confeccionar lindas peças com essa arte que é o crochê, portanto, mãos a obra.
NÃO DEIXA DE CONFERIR OUTRO SUPER TEXTO SOBRE A ARTE DO FEITO À MÃO – O QUE É MACRAMÊ?
Seja membro do Canal e receba muitas dicas sobre Compostagem Doméstica, Composteiras e outras tantas dicas Sustentáveis:
https://www.youtube.com/channel/UCgas…
Siga a Compostchêira no Instagram:
https://www.instagram.com/compostcheira/

Postagens relacionadas