DICAS: Livros e Documentários

Documentário – “A História das Coisas”

“A História das Coisas” é um documentário impactante e revelador sobre o sistema de produção e consumo que molda nossa sociedade. Dirigido por Annie Leonard, o documentário explora como os produtos que consumimos são fabricados, usados ​​e descartados, e o impacto disso no meio ambiente e na sociedade.

Sobre o que fala o Documentário?

O documentário começa com uma visão geral do sistema de produção e consumo, mostrando como as coisas são produzidas em massa e comercializadas globalmente, e como isso afeta a vida das pessoas e o meio ambiente. A partir daí, o documentário se concentra nas consequências desse sistema, assim como: a poluição do ar e da água, a degradação do solo e a exploração de trabalhar em países em desenvolvimento.

Ao longo do documentário, é feita uma crítica ao sistema de produção e consumo, e dão alternativas mais sustentáveis, como o consumo consciente, a economia circular e a agricultura local. Além disso, destaca a importância da participação da sociedade na mudança desse sistema, incentivando as pessoas a fazerem escolhas conscientes e se envolverem na luta por uma economia mais justa e sustentável.

Qual a mensagem que busca passar?

“A História das Coisas” é um documentário incisivo e impactante, que fornece uma visão valiosa sobre o sistema de produção e consumo que molda nossa sociedade. Além disso, é importante para aqueles que compreendem como o consumo afeta o meio ambiente e a vida das pessoas, e como podemos trabalhar juntos para criar uma economia mais justa e sustentável.

Se você está interessado em questões ambientais e sociais, ou simplesmente quer aprender mais sobre o sistema de produção e consumo que molda nossa sociedade. Recomendo fortemente que assista a “A História das Coisas”. É uma obra valiosa e impactante, que certamente o fará refletir sobre as escolhas que fazem e o impacto delas no mundo.

“Da Natureza ao Lixo, o que acontece com tudo que consumimos?”
“Como a nossa obsessão pelo consumo excessivo está a destruir o Planeta – o que fazer para mudar essa tendência?”

O vídeo The Story of Stuff (A História das Coisas) se tornou um fenômeno na internet imediatamente a sua publicação em dezembro de 2007. Traduzido para diversos idiomas e aclamado em mais de 200 países. As estatísticas apresentadas em A História das Coisas, certamente estão desatualizadas e possivelmente causariam um espanto ainda maior nos tempos atuais. Todavia, seus ensinamentos são atemporais, visto que a lógica do sistema permanece a mesma.

O que diz a ambientalista e direto do documentário, Annie Leonard

A ambientalista Annie Leonard explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta com recursos finitos.

“The Story of Stuff, desencadeou uma torrente de demanda reprimida por conversas honestas sobre nossa cultura enlouquecida pelo consumo. Desde então, produzimos dezenas de curtas de animação e documentários que traçam o caminho para um futuro mais justo e sustentável.

Desde que sua extração é realizada, até chegar em nossas mãos nos comércios e, posteriormente, serem enviadas para lixões e aterros sanitários. Todas as coisas que consumimos afetam as comunidades, e sem dúvida, a maior parte desse processo está escondido de nossa percepção diária.

Possui 20 minutos, rápido de olhar, assustador e otimista, esse vídeo traz à tona etapas da cadeia produtiva que ficam invisíveis para nós, consumidores.

Expõe as conexões entre um grande número de questões ambientais e sociais, e nos chama juntos para criar um mundo mais sustentável e justo. Vai ensinar-lhe alguma coisa, vai fazer você rir, e certamente irá mudar a maneira como você olha para as coisas em sua vida para sempre.”

Para saber mais, indicamos a leitura do livro ‘A História das Coisas’, da autora, que teve sua publicação em 2010, após enorme repercussão do vídeo.

Também indicamos consulta ao site da organização ‘Story of Stuff’. Nesse site e no livro, poderás encontrar dados atualizados e outros trabalhos brilhantes sobre: cosméticos, plásticos, contaminação da água, descarte de produtos eletrônicos, lixo …

No nosso Canal do YouTube você assiste a este super documentário, portanto basta clicar aqui.

Postagens relacionadas