A palavra macramê é derivada do árabe macramia, significar “toalha listrada”, “franja ornamental” ou “véu bordado”
O macramê é a técnica de confecção de um tecido que utiliza vários nós para formar uma peça. Cada nó é criado com as mãos e não são necessárias outras ferramentas além de um suporte (argola, madeira, galho de árvore…)de montagem.
Os antigos persas e assírios (2300 a.C.) aperfeiçoaram esta arte com grande habilidade. Países árabes do século XIII levaram a técnica para Europa, onde os tecelões usavam fios extras para finalizar as bordas de tapeçarias, tapetes e xales com franjas.
À medida que esses tecidos foram distribuídos por toda a Europa, mais pessoas começaram a experimentar o nó como passatempo. No século XVII, a técnica chegou até a Inglaterra, onde as damas de companhia foram ensinadas sob a orientação da rainha Mary II.
Os marinheiros foram uma parte importante na história do macramê, no início da Grande Era da Vela nos anos 1700 a 1830, utilizavam os nós para fins práticos. Em viagens longas, o ato de dar nó servia também, como uma maneira de permanecer engajado e afastar o tédio. Esses marinheiros ajudaram essa forma de arte a se espalhar por todo mapa, pois quando atracados em novos Portos, negociavam os itens de macramê que faziam no navio. Itens populares incluíam redes, chapéus, cintos…
Os nós têxteis se tornaram populares durante os séculos 18 e 19 até que a técnica foi amplamente substituída por máquinas de costura após a Revolução Industrial. O nó de mão tornou-se popular novamente no final dos anos 60 e 70, um pouco mais aprimorado o macramê virou peças de roupas, decoração e acessórios como pulseiras, colares…
Tutoriais no YouTube e em sites pessoais, levam as pessoas a buscarem a arte do macramê como hobby para aliviar a tensão do dia-a-dia ou como fonte de renda, produzindo e vendendo os trabalhos em macramê.
Feito com um fio, dois cabos(duas pernas de fio). Também conhecido como nó inicial.
Feito com dois fios, quatro cabos(quatro pernas de fio). Também conhecido como nó duplo.
Feito com, no mínimo, dois cabos(duas pernas de fio).. Ele é muito usado para fazer uma espécie de “barra”, nas laterais da peça, mas também pode ser usado no meio do trabalho.
Feito com um fio, geralmente para finalizar uma peça
Feito com no mínimo dois fios, quatro cabos. Conhecido também como Nó DNA
Com estes nós básicos você irá conseguir fazer todo tipo de peça, à medida que vamos ficando mais habilidosos, nos aventuramos em novos nós, pois as possibilidades são enumeras.
O cordão cru é o mais utilizado para começar a fazer macramê, mas você também pode usar a lã, fio encerado (mais utilizado para confecção de pulseiras, colares…), fio acetinado, o nylon e qualquer outro tipo de barbante colorido.
O tamanho do fio que será utilizado na peça é sempre o maior drama, por isso a dica é fazer um gabarito com os tipos de nós e espessuras de fios, pois cada pessoa tem uma forma diferente de fazer o nó, uns fazem mais apertado, outros mais soltinho. Exemplo: Fazendo um nó quadrado com uma linha de 3,5mm ou 24 fios de espessura, marque o inicio e o fim da linha que foi necessária para fazer o nó, desmanche ou corte o nó e meça de uma marca a outra, você saberá quantos centímetros foram necessários para fazer 01 nó quadrado. Digamos que utilizamos 5cm(de cada lado do fio)para fazer um nó quadrado de 1 cm.
Se a peça que você irá confeccionar precisa de 50 cm do nó quadrado, então basta você fazer uma regrinha de três.
Ou seja, se para fazer um nó quadrado de 1cm você precisa de 5cm de fio(de cada lado), então para fazer uma peça de 50cm de comprimento, você precisará de 2,50m (de cada lado).
Temos certeza que com esses conhecimentos você conseguirá confeccionar lindas peças em macramê, vá com calma e busque evoluir de forma gradual. Você pode fazer dessa arte um belo hobby, terapia ou uma profissão, então BORA DAR NÓ!!!!
NÃO DEIXA DE CONFERIR OUTRO SUPER TEXTO DA ARTE FEITO À MÃO – O QUE É CROCHÊ?
Parceria com Handmade – Feito à mão
Siga nas redes sociais
Este site usa cookies.
Saiba mais ...