“O arado é uma das invenções humanas mais antigas e valiosas. Mas muito antes de o homem existir a terra já era regularmente arada, e ainda continua a ser, pela minhoca. Pode haver dúvidas quanto à existência de muitos outros animais que têm desempenhado uma parte tão importante na história do mundo, como essas criaturas pouco organizadas”
(Charles Darwin 1881, A formação do húmus através da ação das minhocas)
A Minhoca Californiana (Eisenia Fetida), também chamada de Vermelha da Califórnia, é uma espécie originária do Norte da Europa. No entanto, recebeu tal nome por ter sido levada ao estado da Califórnia, nos EUA, para ser cultivada e comercializada em meados dos anos 50. Desde então, passou a ser reconhecida como a espécie de minhoca mais indicada para a produção de Húmus.
Certamente, a questão relacionada ao tamanho dessa espécie de minhoca causa alguns equívoco. Isso porque, acostumados com a minhoca nativa (a puladeira) muitas pessoas estranham que a Minhoca Californiana seja menores. Na fase adulta, costuma ter de 8 a 10 cm. Podendo chegar a no máximo 12 cm.
Reportagem do Globo Rural falando do tamanho da Minhoca Californiana
A minhoca californiana pode viver até 16 anos.
A quantidade de matéria orgânica digerida por uma minhoca californiana irá depender do seu tamanho e fase da vida. Uma minhoca adulta pode produzir diariamente uma quantidade de excremento (húmus) igual ao seu próprio peso.
Em média, 40 dias após seu nascimento as minhocas já se encontram sexualmente maduras, podendo então depositar um casulo a cada 7 a 10 dias. Cada casulo pode conter de 2 a 20 ovos que eclodem após 21 dias de incubação.
Elas se diferenciam das minhocas nativas que costumamos encontrar em nossos quintais pelo Brasil, principalmente em quatro aspectos:
É certo que, as minhocas não transmitem nenhum tipo de doença ou vírus para os seres humanos. Mais do que isso, elas são indispensáveis para o equilíbrio do meio ambiente. Não por acaso, no Egito antigo a terra era avaliada pela quantidade de minhocas encontradas em um metro quadrado.
Portanto, não foi por acaso que o naturalista Charles Darwin em seu livro ‘A formação do húmus através da ação das minhocas‘ apresentou uma carinhosa homenagem a esses pequenos e discretos seres:
“a minhoca é a melhor amiga do homem”
Referências:
Autores:
Rafael Holsback – Professor de Filosofia e Mestre em Educação
Márcia Gomes – Arquiteta e Urbanista
Este site usa cookies.
Saiba mais ...