Compostagem Doméstica

Intercorrências que podem acontecer com a minha composteira

A Compostchêira disponibiliza um canal direto para os clientes tirarem suas dúvidas durante o processo de compostagem. Depois de muitas mensagens e várias ligações de clientes com dúvidas em comum, resolvemos escrever este texto com as possíveis intercorrências que possam acontecer na sua composteira.

As minhocas morreram?

Primeira coisa que você deve observar é o local de instalação da sua composteira, certifique-se que esteja protegida do sol e da chuva. O calor é o maior inimigo das minhocas, os resíduos ferventam e a temperatura pode chegar a 70° dentro das caixas. A chuva já não é tão problemática, mas as minhocas se atormentam com a vibração da chuva nas caixas, você pode perceber, quando você bate nas caixas, gerando vibração, as minhocas se agitam isso pode ocasionar a fuga das minhocas. Além do excesso de umidade, o que também não é bom, pois as minhocas possuem respiração cutânea.

Uma curiosidade sobre as minhocas: Quando o ambiente não está adequado, as minhocas se matam isso mesmo, suicídio coletivo, elas se amontoam e se matam.

 

As minhocas sumiram?

Calma, as minhocas não sumiram, provavelmente estejam, mais no fundo da caixa, onde a temperatura é mais agradável, a umidade mais adequada e onde os resíduos estão mais apetitosos para elas. Se a preocupação for muita, revire cuidadosamente os resíduos no fundo da caixa. Se não encontrares é por que algo foi feito de errado, como:

– Em primeiro lugar, o excesso de Calor

– Em segundo lugar, Alimentos inapropriados

– Chuva

-Muita umidade

– Falta de resíduo

Mas não se preocupe, isso acontece, adquira mais unidades da minhoca californiana e bola pra frente.

Aproveita e confere nosso canal do YouTube, lá tem um vídeo que mostra como e onde instalar a composteira.

 

Apareceram larvas na minha composteira, é normal?

Embora essas larvas sejam de arrepiar, não se apavore. Provavelmente você deve estar enxergando as larvas da mosca-soldado, essa aí de baixo na foto. Esses insetos chegam na composteira através de alimentos contaminados, sabe aquela fruta que ficou fora da geladeira e a mosca pousou nela, pois é, ela acabou deixando na casca dessa fruta cerca de 500 ovinhos. Estes ovinhos acabam, eclodindo em 04 dias, dentro da composteira e o resultado são estes monstrinhos que para muitos parecem nojento.

Larva da mosca soldado

Para se livrar delas, aconselhamos remover o máximo possível das larvas e colocar uma camada de 5cm de terra, essa de jardim, sobre o composto. As larvas da mosca-soldado ficam mais na superfície, então fica mais fácil de retira-las e as que não conseguem subir acabam morrendo. Deixe descansar, sem colocar resíduos, por uma semana, as larvas que restarem irão morrer.

Uma curiosidade sobre a larva da mosca-soldado: Também são decompositores e muitas pessoas utilizam somente elas para fazer este mesmo processo de compostagem que as minhocas fazem. Outra curiosidade, é que as larvas estão virando iguarias na culinária, ricas em proteínas são projetadas como o alimento do futuro.

Então fica ligado, talvez uma amizade seja algo a se pensar.

 

Intercorrências de bichinhos brancos na minha composteira, é normal?

Esses são os ácaros da composteira, dá uma espiada na foto a baixo. Da família das aranhas, se alimento de matéria orgânica morta e em decomposição. São excelentes companheiros de compostagem para as minhocas. São adoradores da umidade, mas, enfim se você não quiser que eles abitem sua composteira, o ideal é controlar a umidade, deixando a composteira com a touquinha(aquela que você só encontra em nossos Kits) e cobrindo os resíduos com matéria seca, com a nossa cúmplice, a serragem.

Intercorrências da composteira-ácaros

Não entrem em pânico, eles são do bem, mas não deixe que saiam do controle e tomem conta da casa das minhocas.

 

Eita! Mais bichinhos estranhos… E estes, são do mau?

Os colêmbolos são inócuos para as minhocas, também são adoradores da umidade, então gerenciando bem isso, eles desaparecem. Seu tamanho máximo é de aproximadamente 8  milímetro, não mordem e não picam. Você pode passar um pano com água e sabão nas laterais das caixas pelo lado de dentro para acabar com eles, caso a presença deles estejam te incomodando, caso contrário, deixe-os curtirem os resíduos.

Intercorrências da composteira-colêmbolos

Barataaaa!!!!

Nãooo!! Se acalma, não é barata, são os coleópteros ou também conhecidas como barata da terra, da família dos besouro. Embora tenham a palavra barata no nome, elas são bem diferentes daquelas que nos causam arrepios, encontradas no esgoto. São mais raras de serem vistas na composteira, mas pode acontecer. Benéficos a composteira, comem outros bichinhos menores, controlando a população destes e não proliferam doenças, são amigas dos jardineiros. Não voam e não se proliferam rapidamente. Então, deixando a composteira bem fechada com a tampa(no inverno) e com a touquinha(no verão)dificilmente elas irão aparecer.

Intercorrências da composteira-barata da terra

E a Formiga, essa pode né?!

Corre lá e tira o máximo possível que você puder. Essas são as inimigas número 1 das minhocas. Podem acabar com suas amigas em um piscar de olhos. Aparecem quando o composto está muito seco. O verão é a época de ficar alerta, então quando sua composteira estiver seca demais, coloque mais ou menos dois litros de água para umedecer.

Borra de café é ótimo para afugentar formigas. Além disso, tome bastante cuidado com as folhas secas que você coloca na composteira. A dica é: sempre coloque as folhas secas em um saco, feche bem e deixe no sol por algumas horas, logo, isso irá matar qualquer bichinho indesejado, então estarão prontas para irem para a composteira.

Intercorrências de formigas

 

Ahhh, aquela mosquinha!!!

Simmm!!! Enfim, a mais famosa e também conhecida como mosca da fruta, a inesquecível DROSÓFILA.

Drosófila

Esta deve ter o recorde no RECLAME AQUI. Adoram uma fruta madura, são esporádicas durante o processo, assim como aparecem, desaparecem…Alguns truques são utilizados para tentar acabar com elas, como por exemplo:

– Misturar, em meio copo de vinagre de maçã, duas colheres (sopa) de açúcar e a mesma medida de detergente. Mexer até formar espuma e deixe a solução dentro da composteira.

– Outra dica, é cortar um limão ao meio e espetar cravos em sua superfície, deixar próximo a composteira,

– Borrifar óleo de Neem dentro da composteira,

– Cobrir bem os resíduos com serragem também evita que a drosófila chegue à fruta,

– Deixar os resíduos na geladeira, até o momento de serem colocados na composteira, pois o momento da contaminação ocorre fora da composteira quando as frutas ou cascas ficam expostas.

Curiosidade sobre a Drosófila: São utilizadas para pesquisas científicas, pois são excelentes modelos por sua semelhança genética com os humanos  e outros mamíferos.

Incrível né?!  Dá uma olhada neste link AQUI

 

Enfim, muitos desses carinhas estranhos que aparecem na composteira são benéficos ao processo, você só tem que saber controlá-los para encontrar o equilíbrio perfeito. Intercorrências fazem parte da vida.

Não entre em pânico, e muito menos desista. A compostagem é uma técnica milenar que está em nosso DNA, mais cedo ou mais tarde a chave vai virar e o processo fica automático, pois basta ter paciência e persistência, como tudo na vida, precisa de dedicação para receber retorno. Contudo, a compostagem nada mais é do que uma reforma morar em nossas vidas. Vamos juntos nesta filosofia de vida.

Postagens relacionadas