Insetos e animais na Composteira – O que fazer?

Ao começar a fazer compostagem doméstica, muitas pessoas se perguntam se o composto atrai algum tipo de insetos e animais indesejado. É uma preocupação justa e que depende muito de como você faz a compostagem em casa e de quão bem você gerencia a Composteira.

Leia até o final que tenho certeza que as suas dúvidas serão respondidas.

A prática da Compostagem,certamente é a maneira mais eficiente para tratar e diminuir em mais de 60% os resíduos de uma residência. O composto gerado, o húmus, é rico em nutrientes e fornece um material orgânico valioso para as plantas.

Embora a compostagem seja relativamente fácil, o controle de pragas em pilhas de compostagem ao ar livre, também conhecida como ‘Compostagem Campeira’ ou ‘Minhocário Campeiro‘, requer alguns cuidados e um gerenciamento adequado da pilha de compostagem.

Minhocário Campeiro feito com bambu e lona preta

A composteira pode atrair insetos?

Essa é uma dúvida muito frequente e a sua resposta depende muito do moto como você construiu sua composteira campeira. Se você tem uma pilha de resíduos no pátio, é provável que atraia alguns insetos e animais. Se a sua pilha de compostagem não for construída corretamente, ou se você só a revirar com pouca frequência, certamente, ela pode se tornar um terreno fértil para insetos.

Alguns seres que podem aparecer, por exemplo, são:

– Moscas do estábulo – São semelhantes às moscas domésticas, exceto que elas têm um bico tipo agulha que se projeta da frente da cabeça. As moscas do estábulo adoram depositar seus ovos em palha molhada, pilhas de aparas de grama e esterco misturado com palha.

– Besouros – Esses insetos põem ovos em matéria orgânica em decomposição.

– Moscas domésticas – As moscas domésticas também gostam de matéria úmida em decomposição. A sua preferência é o estrume e o lixo apodrecido, mas também podemos encontra-las em aparas de relva compostadas e outras matérias orgânicas.

– Formigas – especialmente se o composto estiver cm pouca umidade. Formigas não gostam de lugares muito úmidos.

– Lesmas – as lesmas são grandes decompositores e se procriam rapidamente em locais com bastante umidade e matéria orgânica.

Embora ter alguns insetos no composto não seja necessariamente uma coisa terrível, eles podem sair do controle. Tente aumentar a quantidade de matéria seca ao cobrir os resíduos depositados e adicione um pouco de farinha de osso para ajudar a secar a pilha. Pulverizar a área ao redor de sua pilha de compostagem com um spray de laranja também parece manter a população de moscas baixa.

A Composteira pode atrair animais?

Dependendo de onde você mora e da distância que você construiu sua Composteira Campeira (ao ar livre) de sua casa, você pode ter “problemas” com guaxinins, gambas, roedores e até mesmo animais domésticos entrando em sua pilha de compostagem. O composto é uma fonte de alimento atraente e habitat para muitos animais. Saber como manter os animais fora da pilha de compostagem é algo que todos os donos de Composteiras ao ar livre devem entender.

Ou seja, se você gerenciar bem sua pilha, revirando-a com frequência e mantendo uma boa proporção de matéria seca, os animais não serão tão atraídos pelo seu composto.

Como evitar que a Composteira Campeira atraia insetos e animais?

Além de sempre cobrir os resíduos com uma quantidade de matéria seca, serragem ou folhas secas, certifique-se de manter qualquer carne ou subprodutos de carne fora da pilha. Além disso, não coloque sobras de óleo, queijo ou temperos na pilha; todas essas coisas são ímãs de roedores. Atente para não adicionar fezes de animais de estimação ou lixo de gato ao seu composto.

Outro método de prevenção é manter sua Composteira longe de qualquer coisa que possa ser uma fonte natural de alimento para um animal. Por exemplo, árvores com bagas, árvores frutíferas, alimentadores de pássaros e tigelas de comida para animais de estimação.

Forrar seu Minhocário com tela de arame ou lona plástica são táticas que pode desencorajar a invasão de insetos e animais.

 

Considere o uso de um sistema de Composteira Doméstica fechada

Aprender a manter os animais fora da pilha de compostagem pode ser tão simples quanto saber o tipo de sistema de compostagem ideal para você. Embora algumas pessoas tenham um sucesso considerável com sistemas de Composteiras e Minhocários Abertos ao ar livre, eles geralmente são mais difíceis de gerenciar do que um sistema fechado.

Kit Composteira Doméstica Kit M (para 1 ou 3 pessoas)

Um sistema de Composteira Doméstica fornecido pela empresa Compostchêira, com módulos empilháveis, fechados e com ventilação adequada, certamente é uma ótima alternativa para manter insetos e animais afastados. Além disso, proporcionam um controle total para evitar odores indesejados, as Composteiras Domésticas também tem a vantagem de coletar o Biofertilizante, o líquido oriundo do processo de compostagem que serve como fertilizante para plantas.

Em suma, se você compostar corretamente ou usar certos tipos de recipientes de compostagem, você não atrairá pragas indesejadas que procuram um almoço fácil.

Agradecemos muito por ter lido até o final! Persistindo dúvidas sobre o processo de Compostagem, deixe uma mensagem nos comentários que teremos o maior prazer em esclarecer.

Postagens relacionadas