O húmus líquido ou biofertilizante, é o verdadeiro tesouro oriundo da compostagem, um composto concentrado rico em nutrientes e sais minerais. O ácido húmico (o principal componente orgânico do solo, derivado da biodegradação da matéria orgânica morta) é um alimento básico para jardineiros naturais que procuram melhorar a qualidade e a estrutura do solo sem o uso de fertilizantes químicos.
Os biofertilizantes contribuem para a relação natural entre as plantas e o solo. O principal produto de solos altamente produtivos, contendo a maioria dos compostos biológicos sintetizados por plantas e organismos. Também fornece nutrientes essenciais para melhorar a formação da estrutura do solo. Apesar dos ganhos impressionantes na produção de alimentos, em suma, a Revolução Verde não considerou a sustentabilidade.
Fertilizantes químicos
O uso contínuo de fertilizantes químicos trouxe seus próprios efeitos colaterais, como distúrbio de resposta do solo, desequilíbrio de nutrientes das plantas, aumento da suscetibilidade a doenças de plantas e pragas de insetos, redução da vida útil do solo e acolhimento do solo e outros riscos ambientais. e hidrocarboneto da água, entre muitos outros.
Para reduzir a dependência de fertilizantes químicos de alto rendimento, mas prejudiciais, os governos de todo o mundo estão trabalhando para promover e incentivar tecnologias como a diversificação de culturas, agricultura integrada, estufas e uso de biofertilizantes.
Vantagens na utilização do Húmus Liquido ou biofertilizante
- Em primeiro lugar, o uso de biofertilizantes é uma forma ecológica e sustentável de gerenciar a fertilidade do solo, a saúde do solo, o crescimento das plantas e o meio ambiente, pois são produtos naturais que contêm macro-organismos e micro-organismos vivos que reduzem o esgotamento de nitrogênio no solo e fornecem métodos agrícolas sustentáveis aumentando o rendimento de 3% para 39%.
- Ao contrário dos fertilizantes químicos, são mais baratos e fáceis de usar, além de exigirem menos tempo e esforço para serem preparados. Assim, pequenos agricultores podem produzir, manter, utilizar e reciclar biofertilizantes.
- Biofertilizantes podem ser usados para uma variedade de culturas. Os benefícios são que eles são não poluentes, baseados em energia renovável, além disso, econômicos e isentos de riscos,
- Contudo, complementam os suprimentos de fertilizantes para atender às necessidades de nutrientes das culturas.
Como preparar o Húmus Liquido
Nunca utilize seu Biofertilizante puro, deve diluir na proporção 1 pra10, ou seja, uma parte dele para dez de água. Por exemplo, 1 (um) litro de biofertilizante deve ser diluído em 10 (dez) litros de água, de preferencia água da chuva que é livre de cloro e flúor. Esta medida você utiliza para pulverização.
Para rega, você pode diluir 1 para 25, ou seja, uma parte dele para vinte e cinco de água.
Como conservar
Em primeiro lugar, coloque em uma garrafa, se possível uma garrafa leitosa (aquelas brancas, tipo de iogurte), bem fechada e armazene em local sombreado, se possível em local escuro, e longe do calor. Logo, quando bem armazenado pode durar até um ano.
Observação: Se, ao abrir a garrafa, o liquido estiver com cheiro ruim, tipo cheiro de podre, não utilize.
Como utilizar
Pode ser pulverizado nas folhas ou como rega a cada 15 dias.
Além disso, pode ser utilizado na hidroponia também, em breve lançaremos um texto sobre a Hidroponia, que nada mais é do que o cultivo de plantas onde as raízes ficam em contato com a água onde é colocado o biofertilizante e outras soluções nutritivas, esta técnica não utiliza solo.
Saiba a diferença entre Biofertilizante e Chorume no texto em nosso Blog
No nosso canal do YouTube você encontra algumas dicas sobre Compostagem Doméstica e métodos sustentáveis.
https://www.youtube.com/@compostcheira
Siga a Compostchêira no Instagram para ficar por dentro das novidades
https://instagram.com/compostcheira
E no Facebook também