COWSPIRACY – Documentário sobre os impactos da Pecuária

16 de maio de 2020
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Capa documentário

Documentário – Cowspiracy

Sabe aqueles enredos de filmes os quais você acredita já conhecer desde o início quem é o vilão e quem é o mocinho e, no final, acontece uma reviravolta surpreendente de inversão desses papeis? O documentário sobre sustentabilidade – Cowspiracy apresenta um enredo desse tipo, nos deixando com cara de “bobo” antes mesmo das letrinhas começarem a subir.

“—Puxa vida!…como é que eu pude ser tão ingênuo por tanto tempo??!!”

Deu vontade de assistir ao documentário? Mas isso não é tudo…. se essa semelhança relacionada ao tipo de enredo já te deu um certo “frio na barriga” ou “ar de suspense”, então acrescente a isso o fato de que em Cowspiracy, eis a questão, diferentemente da maioria dos outros enredos de filmes, os Vilões e Mocinhos são pessoas BEM reais.

Cowspiracy: The Sustainability Secret ( O segredo da sustentabilidade) é um documentário ambiental que acompanha a jornada do obstinado cineasta Kip Andersen, enquanto este descobre qual é a atividade humana mais destrutiva do planeta ( Pecuária) e investiga por que as principais organizações ambientais do mundo se omitem em abordar esse tema.

O documentário revela o impacto ambiental absolutamente devastador que a produção de carne em grande escala tem em nosso planeta e oferece um caminho para a sustentabilidade global de uma população em crescimento.

Enfim, a criação de animais para consumo é responsável por mais gases de efeito estufa do que a indústria do transporte e é uma das principais causas da destruição da floresta tropical, da extinção de espécies, da perda de habitat, da erosão do solo, das “zonas mortas” oceânicas e de outros danos ambientais.

À medida que Andersen se aproxima dos líderes de movimentos ambientalistas, ele descobre  o que parece ser uma recusa intencional para discutir a questão da criação animal, enquanto os denunciantes da proteína animal e os “cães de guarda” advertem-no sobre os riscos para sua liberdade caso insista em investigar essa indústria protegida por interesses econômicos e pessoas poderosas.

Crise Econômica e Consumo

Enfim, alguns dados adquiridos:

  • Antes de mais nada, a pecuária e seus derivados são responsáveis por, pelo menos, 32 milhões de toneladas da emissão de CO² por ano, ou 51% de todas as emissões de gases do efeito estufa em todo o mundo;
  • Posteriormente, cultivar colheitas de alimentos para o gado consome 56% de água nos EUA;
  • Em suma, são necessários 660 litros de água para produzir um hambúrguer, o equivalente a dois meses de banhos de chuveiro;
  • Em síntese, 500 litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
  • Afinal, a agropecuária é responsável por 91% da destruição da Amazônia. (…)

 

COMO ASSISTIR?

Fontes de pesquisa:
http://www.recicloteca.org.br/videos/cowspiracy-o-segredo-da-sustentabilidade/

Documentários:

-veganismo

– vegetarianismo 

– alimentação saudável
Autores:
Luisa Holsback e Rafael Holsback
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

MINHA CONTA