PROJETO AOS ASSISTIDOS DA APAE

28 de janeiro de 2020
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Antes de mais nada, o projeto tem como propósito oportunizar a fuga da rotina de seus afazeres diários, onde as pessoas com necessidades especiais possam expressar seus sentimentos e emoções nas tarefas propostas. As atividades relacionadas ao cultivo de plantas, o contato com o solo, passeios ecológicos, acima de tudo, possuem efeitos especialmente importantes para pessoas com limitações físicas, mentais e intelectual potenciam a recuperação da sua independência, da sua habilidade manual e da sua qualidade de vida.

Objetivos do Projeto

O mais importante é proporcionar aos assistidos da APAE (Bagé-RS), conhecimento prático/teórico de diferentes ações agroecológicas e sustentáveis. O desenvolvimento do projeto conta com atividades semanais com o grupo da APAE, como oficinas de aprendizagem sobre o tema proposto, aulas práticas em campo e atividades ao ar livre para incentivo e motivação dos alunos  para educação ambiental. Buscou-se com esse projeto de extensão obter resultados em relação à socialização entre os assistidos e a sociedade em si. Em outras palavras, a inclusão social.

Logotipo da APAE da cidade de Bagé

A atuação dos projetos de extensão da URCAMP tem sido fundamental na concretização das ações propostas, em suma, dando oportunidade a professores de repassarem seus conhecimentos e dos alunos do curso de Agronomia, terem a experiência da atuação em trabalhos extensionistas, crescendo como cidadãos e futuros profissionais.

 

RESULTADOS

A partir da experiência proporcionada pela convivência e oportunidade de ensinar estes jovens, obtivemos resultados  que atividades como música, passeios ao ar livre, a conexão com a terra e o devido cuidado para que todos participassem, respeitando seus limites, contribuíram para o desenvolvimento físico e intelectual dos assistidos

Figura 1. Em primeiro lugar o preparo em vasos Pet para cultivo em flores. APAE. Bagé, 2017.

homem preparando vaso de garrafa pet para plantio no projeto APAE

 

Figura 2. Em segundo lugar os vasos semeados com flores e identificados com balões. APAE. Bagé, 2017. vaso de garrafa pet e balõesFigura 3. Além disso aconteceu a atividade relacionada ao conto “João e o Pé de Feijão”. APAE. Bagé, 2018.

semente de feijão Brotando

 

 

Figura 4.  E, posteriormente, a atividade sobre plantio e germinação de plantas. Bagé, 2018.

Pessoas plantando no projeto APAE

Acima de tudo, gostaríamos de agradecer a dedicação dos professores e colaboradores de APAE Bagé por todo carinho e pela iniciativa deste maravilhoso trabalho de inclusão.

Autores:

Ana Cláudia Kalil Huber1, Daniel Carlos C. Pimentel1; Tainá Alves da Rosa2

1 Professores do Centro Universitário da Região da Campanha, Curso de Agronomia, Urcamp, Bagé, RS. Email: [email protected]. 2 Graduanda do Curso de Agronomia da URCAMP, Bagé, RS.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

MINHA CONTA