Antes de mais nada, o projeto tem como propósito oportunizar a fuga da rotina de seus afazeres diários, onde as pessoas com necessidades especiais possam expressar seus sentimentos e emoções nas tarefas propostas. As atividades relacionadas ao cultivo de plantas, o contato com o solo, passeios ecológicos, acima de tudo, possuem efeitos especialmente importantes para pessoas com limitações físicas, mentais e intelectual potenciam a recuperação da sua independência, da sua habilidade manual e da sua qualidade de vida.
Objetivos do Projeto
O mais importante é proporcionar aos assistidos da APAE (Bagé-RS), conhecimento prático/teórico de diferentes ações agroecológicas e sustentáveis. O desenvolvimento do projeto conta com atividades semanais com o grupo da APAE, como oficinas de aprendizagem sobre o tema proposto, aulas práticas em campo e atividades ao ar livre para incentivo e motivação dos alunos para educação ambiental. Buscou-se com esse projeto de extensão obter resultados em relação à socialização entre os assistidos e a sociedade em si. Em outras palavras, a inclusão social.
A atuação dos projetos de extensão da URCAMP tem sido fundamental na concretização das ações propostas, em suma, dando oportunidade a professores de repassarem seus conhecimentos e dos alunos do curso de Agronomia, terem a experiência da atuação em trabalhos extensionistas, crescendo como cidadãos e futuros profissionais.
RESULTADOS
A partir da experiência proporcionada pela convivência e oportunidade de ensinar estes jovens, obtivemos resultados que atividades como música, passeios ao ar livre, a conexão com a terra e o devido cuidado para que todos participassem, respeitando seus limites, contribuíram para o desenvolvimento físico e intelectual dos assistidos
Figura 1. Em primeiro lugar o preparo em vasos Pet para cultivo em flores. APAE. Bagé, 2017.
Figura 2. Em segundo lugar os vasos semeados com flores e identificados com balões. APAE. Bagé, 2017.
Figura 4. E, posteriormente, a atividade sobre plantio e germinação de plantas. Bagé, 2018.
Acima de tudo, gostaríamos de agradecer a dedicação dos professores e colaboradores de APAE Bagé por todo carinho e pela iniciativa deste maravilhoso trabalho de inclusão.
Autores:
Ana Cláudia Kalil Huber1, Daniel Carlos C. Pimentel1; Tainá Alves da Rosa2
1 Professores do Centro Universitário da Região da Campanha, Curso de Agronomia, Urcamp, Bagé, RS. Email: [email protected]. 2 Graduanda do Curso de Agronomia da URCAMP, Bagé, RS.