Política Nacional de Resíduos Sólidos – e-book

Publicado em formato e-book pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esta obra, “Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas interfaces com o espaço geográfico” está organizada em 24 capítulos, com a contribuição de 40 autores de diversas áreas do conhecimento e com experiência na temática de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos tanto no Brasil quanto no exterior.

O que você vai encontrar no e-book Política Nacional de Resíduos Sólidos !?

Em seu conteúdo há importantes informações, proposições metodológicas e técnicas, de forma similar, como soluções práticas para problemas que fazem parte do cotidiano dos gestores brasileiros e porque não dizer de todas/os cidadãos/os que geram e destinam seus resíduos sólidos cotidianamente. Por exemplo, pode-se citar os roteiros para a elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; os subsídios para a implantação da coleta seletiva com a inclusão de catadores; o tratamento de resíduos sólidos da construção civil e os relatos de experiências com projetos de educação ambiental em escala municipal.

Qual o objetivo do livro “Política Nacional de Resíduos Sólidos “!?

Publicado em 2016, o livro busca uma abordagem crítica, construtiva e multidisciplinar sobre as conquistas e os desafios que a Política Nacional de Resíduos Sólidos representa e que, além disso, ela poderá projetar para as políticas públicas e aos investimentos privados no Brasil.

Em suma, o e-book está disponível publicamente no Repositório Digital da UFRGS –  Lume, no link: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147901

 

Siga-nosso-instagram

 

Os organizadores do Política Nacional de Resíduos Sólidos :

Aurélio Bandeira Amaro – Licenciado em Geografia pela UFPel (2011) e mestre em Geografia da UFRGS (2014). Atualmente é doutorando em Geografia pela UNESP – Campus Presidente Prudente. Seus estudos se concentram na área de gestão de resíduos sólidos, em especial na busca de soluções viáveis para a implantação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).

Roberto Verdum – Em priemeiro lugar, possui graduação em Licenciatura em Geografia (1987), além disso, Bacharelado em Geografia (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Géographie et Aménagement (1993) e doutorado em Géographie et Aménagement (1997) pela Université de Toulouse Le Mirail, França. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Geografi a/IGEO – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 1989 no curso de Graduação em Geografia da UFRGS, desde 1998 nos cursos de pós-graduação em Geografia/IGEO e Desenvolvimento Rural/FCE. Desde 2007 no curso superior em Desenvolvimento Rural PLAGEDER/PGDR/FCE da UFRGS. Tem experiência na área de Geociências, Geografia e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, paisagem, desertificação e arenização.

Postagens relacionadas