Acima de tudo, o objetivo maior do projeto, Marina pública em Porto Alegre, é propor uma “reconciliação” entre a sociedade civil e esfera pública com os rios, lagos e mar/costa que têm sido negligenciados tanto em suas potencialidades socioeconômicas, quanto no que se refere à sua preservação.
Em suma, acredito que a preservação de nossas águas e meio ambiente depende de iniciativas que aproximem as pessoas/cidadãos a essas riquezas naturais, criando um ciclo virtuoso entre preservação e geração de riquezas para as cidades.
Uma cidade banhada por mais de 70 km de orla fluvial navegável não poderia receber nome mais apropriado, ou seja, PORTO Alegre.
Ás margens do LAGO Guaíba, que desagua na maior laguna da América do Sul (a Lagoa dos Patos), a cidade foi pioneira em clubes de remo fundando em 1888 o Club de Regatas Porto Alegre, hoje conhecido como GPA.
Com suas 16 ilhas e suas enseadas com belas praias até Itapuã, portanto, a capital gaúcha possui grande potencial náutico em sua essência. Por isso, a ideia do Projeto de uma marina pública.
A cidade ainda conta com o privilégio de as águas de seu Lago Guaíba desaguar na maior lagoa da América do Sul, a saber, a Lagoa dos Patos.
“A cidade poderia ser um polo de marinas com certificação ambiental, por ser uma borda de água doce. Além disso, poderia ter um programa de bases náuticas de excelência diante de todo patrimônio natural que possui. Ou seja, protegendo o meio ambiente e gerando riqueza”
(Amyr Klink em conversa com o prefeito de porto alegre no dia 11 de setembro de 2019)
Segundo Amyr, esse tipo de esforço é fundamental para que “Porto Alegre assuma uma vocação que leva consigo até mesmo no nome”.
Enquanto no Brasil a média é de uma (1) embarcação para 254 habitantes, nos Estados Unidos o número cai para uma (1) a cada 23 habitantes. Na França e Inglaterra, os números são de 63 e 66 embarcações por habitantes, respectivamente. Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos)
“… o mercado brasileiro conta hoje com cerca de 480 estruturas de apoio náutico regulares, são marina, iate clubes e garagens náuticas que somam em torno 46 mil vagas para embarcações de esporte e recreio, das quais 39 mil são secas e 7 mil são molhadas. Um número muito baixo quando lembramos que o Brasil tem hoje aproximadamente 70 mil embarcações, entre lanchas e veleiros.”
Em suma, a magnitude deste projeto fica por conta dos benefícios socioeconômico, de preservação do meio ambiente, da revitalização da Orla do Quarto Distrito de Porto Alegre e principalmente, da devolução dos Rios para a população.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 2020/1
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ACADÊMICO: MÁRCIA HELENA LEMOS GOMES
ORIENTADORA: MARIA RITA SOARES
TEMA: MARINA PÚBLICA COM FOCO NA REVITALIZAÇÃO DO 4º DISTRITO DE PORTO ALEGRE
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