FERTILIZANTE ORGÂNICO NA PRODUÇÃO DE MUDAS

Primeiramente, uma das fases mais importantes do sistema produtivo, acima de tudo, é a produção de mudas de hortaliças influenciando o desempenho final das plantas. Portanto, mudas mal formadas, consequentemente, afetam o desenvolvimento da cultura, aumentando seu ciclo e induzindo a redução da produção (GUIMARÃES et al., 2002).

O vermicomposto (húmus) pode ser citado como uma alternativa para produção de mudas, assim também, como forma de diminuir o gasto de produção de mudas de hortaliças em relação aos substratos comerciais (DUARTE et al., 2002). O húmus é um produto orgânico, inodoro, macio, solto, finamente granulado, asséptico e rico em sais minerais assimiláveis pelas plantas, portanto, oferece alto valor nutricional para as plantas. Edwards (2004), diz que a atividade das minhocas pode influenciar direta ou indiretamente o desenvolvimento vegetal, sendo o húmus considerado, da mesma forma, um bioestimulador do crescimento das plantas.

Fertilizante Orgânico e seus benefícios na produção de mudas de mostarda

Acima de tudo, o presente trabalho visou o uso de fertilizante orgânico a base de chorume obtido através da vermicompostagem sob a produção de mudas de mostarda.  Seu emprego colabora para a melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos dos solos, bem como para a ciclagem de nutrientes no sistema solo-planta. Ou seja, trabalho foi realizado numa estufa na Faculdade de Agronomia da URCAMP em Bagé/RS, utilizando  quatro tratamentos: T1:100% água potável, T2: 100% chorume, T3: 50% chorume e 50% água portável, T4: 25% Chorume e 75% água potável.

O fertilizante orgânico (chorume), dessa forma, foi coletado no processo de vermicompostagem com esterco bovino leiteiro,  realizado por minhocas da Califórnia (Eisenia foetida). As plantas permaneceram em um sistema flutuante de irrigação, mantidas com uma lâmina de água e fertilizante orgânico de 50mm, conforme os diferentes tratamentos.

Em conclusão, podemos afirmar que 100% de chorume como água de irrigação, resultou, o  aumento da parte aérea da planta de mostarda, e  que segundo Oliveira (2003) , é ocasionado pelo fato do fertilizante intensificar o desenvolvimento vegetativo, dessa forma, promovendo o crescimento na área foliar. Portanto, mais uma alternativa ecológica de adubação orgânica.

Autora: Profª Ana Cláudia Kalil Huber

Referências:

Em primeiro lugar:

DUARTE. L.C; LUZ;. M.J.; MARTINS. S.T.; DINIZ. A. K.; Produção de mudas de pepino e repolho em substrato à base de vermicomposto. Universidade Federal de Uberlândia – Instituto de Ciências Agrárias –Uberlândia – MG. 2002.

Em segundo lugar:

EDWARDS, C.A. The use of earthworms in the breakdown and management of organic wastes. In: Edwards, C.A. (Org.). Earthworm Ecology. Boca Raton: St. Lucie Press, p. 327-354. 2004.

Igualmente:

GUIMARÃES VF; ECHER MM; MINAMI K. 2002. Métodos de produção de mudas, distribuição de matéria seca produtividade de plantas de beterraba. Horticultura brasileira 20: 505-5092.

Posteriormente:

OLIVEIRA, R.M.B. Manejo de irrigação e adubação nitrogenada sobre a cultura do pimentão (Capsicum annum L.) em condições controladas. Paraíba: Centro de Ciências Agrárias, 2003. 28p.

Postagens relacionadas