Horta e Alimentação Saudável

Da série: Horta em Casa – canteiro elevado

Da série, Horta em casa, hoje nós vamos ajudá-lo a começar sua horta, falando tudo sobre a construção de um canteiro elevado simples a partir do zero. Nenhuma habilidade especial em carpintaria é necessária!

O que é um canteiro elevado?

Quando dizemos “canteiro elevado”, queremos dizer um compartimento de madeira, tijolo, pedra ou qualquer material disponível que fica acima do solo, em um local ensolarado. Pode ser também uma caixa levantada do chão.
É claro que os canteiros elevados podem ser mais simples do que isso: você pode construir um canteiro elevado sem armação, basta empilhar o solo de 6 a 8 cm e nivelar o topo. Isso não requer materiais adicionais (além do solo).

Quais os benefícios dos Canteiros Elevados?

Existem muitas razões para cultivar nestes tipos de canteiros.

  • Em primeiro lugar,  drenam bem e ajudam a previnem erosão.
  • Em segundo lugar, na primavera se aquecem, o que proporciona uma estação de crescimento mais longa, pois o solo elevado aquece mais rapidamente.
  • Assim como,o controlo do solo que neles coloca, permitindo uma plantação intensiva; as plantas cultivadas juntas em canteiros elevados amadurecem mais rapidamente.
  • Além disso, evitam que as ervas daninhas assumam o controle porque os canteiros são elevados longe das ervas daninhas circundantes e cheios de solo livre de doenças.
  • Outro bom motivo, é que o solo não fica compactado e fica solto sem a necessidade de escavações árduas a cada estação, isso porque, você não estará caminhando sobre o canteiro. A elevação ajuda a manter as coisas organizadas e sob controle.
  • As tarefas de jardinagem são facilitadas e mais confortáveis ​​graças a menos flexão, você não precisa ajoelhar-se tanto, salvando seus joelhos e costas da tensão e da dor de cuidar do jardim.
  • Os canteiros elevados são ideais para pequenos espaços, pois facilitam o cuidado.
  • A separação e renovação das culturas fica mais fácil de controlar a cada ano.

Escolhendo o material certo para seu canteiro

Você pode optar por usar qualquer material disponível (madeira, pedra, ladrilho, tijolo, bloco de cimento) para a parede de contenção. Fique longe de madeira pintada ou tratada, pois podem liberar produtos químicos ou chumbo em seu solo. Enterre um pouco para estabilizá-los e evitar que as ervas daninhas escorreguem por baixo e entre os materiais.

Dicas de materiais

Madeira não tratada

O pinus é mais barato, mas apodrece depois de alguns anos, assim como muitas madeiras não tratadas. Madeiras resistentes à deterioração, como cedro, pau-brasil ou gafanhoto, duram mais e são caras. O cedro é a melhor escolha porque é resistente à corrosão e durável, durando de 10 a 15 anos. Por causa do seu óleo natural, se torna mais resistente a insetos. A madeira feita de garrafas PET também é uma opção, se torna um pouco mais cara, mas sua durabilidade não tem definição. Outra opção, são tábua grossas, mais ou menos 2 cm de espessura duram décadas.

Madeira tratada moderna

Contém produtos químicos que previnem o apodrecimento. No entanto, ao contrário do passado, estudos apreciaram que quaisquer vazados compostos estão dentro dos níveis seguros. Alguns jardineiros ainda se sentem desconfortáveis ​​​​com a madeira tratada. Para os interessados, uma opção é revestir a parte interna das paredes da cama com lona plástica.

Dormentes ferroviários

São fáceis porque basta colocá-los no chão e cravá-los com pregos de ferro. Velhos dormentes ferroviários tratados com creosoto não parecem causar nenhum problema de saúde, uma vez que a maior parte do creosoto foi lixiviado.

Paletes

Podem ser uma fonte barata de material para canteiros de jardim, desde que você saiba de onde eles vêm. Alguns paletes recebem tratamento químico.

Concreto ou tijolo

Podem ser usados. Observando o concreto aumenta o pH do solo, então com o passar do tempo será necessário corrigir o solo. Blocos de concreto retém bastante calor, sendo perfeito para o cultivo de ervas como alecrim e lavanda. Você pode preencher os buracos com mistura de solo e plantar  morangos também. O preço é razoável e o material duradouro.

Rochas e pedras

São mais abundantes e podem ser utilizadas para formar uma borda livre. Construa a cama amontoando o solo e coloque as pedras para contenção.

Medidas para seu canteiro elevado

Não devem ter mais de 1,20 m de largura para que se possa acessar o meio sem precisar pisar no canteiro.

  • Pisando no canteiro você acaba compactando o solo, isso dificulta que as raízes das plantas obtenham o oxigênio de que precisam. Construir o canteiro muito largo, dificulta o alcance do meio, a capina e também a colheita.
  • Caso o canteiro fique encostado em uma parede, recomendamos torná-lo mais estreito, entre 60 e 90 cm para facilitar o acesso na sua total largura.

O comprimento não é tão relevante. Você pode faze-lo com 1,20 x 1,20 ou 1,20 x 2,40 ou 1,20 x 3,60, como você quiser, mas fica mais fácil fazer vários canteiros curtos do que um único longo. Além disso, muitas famílias de culturas são melhores em canteiros separados.

Qual  a profundidade ideal?

Normalmente, as madeiras já vem cortadas em um tamanho padrão, como por exemplo o cedro, que possui altura de 60 cm, você pode fazer mais alto, mas leve em consideração o peso que solo fará nas laterais. Será preciso acrescentar reforços cruzados para canteiros com maiores alturas.

Para definir a profundidade, você deve pensar no que irá  cultivar. Quanta profundidade do solo a cultura precisa. Por exemplo:

  • Culturas de raízes profundas, como cenoura, batata, tubérculos, tomate e abóbora, precisam de uma profundidade mínima do solo de 30 a 45 cm . Se as plantas não tiverem solo solto a essa profundidade, as raízes não conseguirão descer fundo o suficiente para acessar os nutrientes.
  • As culturas de raízes rasas, como alface, verduras e cebolas precisam de uma profundidade mínima do solo de 15 cm .

Onde colocar os canteiros elevados?

Canteiros elevados precisam estar em locais com muito sol! Aqui estão os requisitos:

  • Em primeiro lugar, a maioria das hortaliças precisa de 6 a 8 horas de sol direto por dia (“sol pleno”), especialmente a partir da hora do almoço.
  • Em segundo lugar, perto da casa para fácil acesso para capina e colheita
  • Contudo, não coloque sua horta em um local ventoso.
  • O solo precisa drenar bem, portanto, evite áreas úmidas ou pantanosas.

Preparando o Local: Opção 1

Marque o local onde deseja com barbante. Mantenha-o entre 90 a 1,20 cm de largura para que você ainda possa alcançar o centro facilmente.

Solte o solo no canteiro, vire os torrões de grama de cabeça para baixo no canteiro, raspe o solo do caminho e adicione-o ao canteiro.

Preparando o Local: Opção 2

Corte a grama ou ervas daninhas o mais próximo possível do solo. Em seguida, cubra a área com papelão, que irá sufocar a grama/ervas daninhas e eventualmente apodrecer no solo também. Contudo, certifique-se de retirar qualquer fita e grampos, que não se decompõem.

Sobreponha o papelão/jornal (cerca de 15 cm) para garantir que nenhuma erva daninha escorregue pelas rachaduras. Eles alcançarão qualquer luz do sol que encontrarem.

Adicione uma camada grossa 15 cm de composto no topo do papelão. Comece a plantar imediatamente após a configuração. No momento em que as raízes alcançarem o papelão, ele terá começado a quebrar e as raízes poderão procurar mais fundo além dessa camada de papelão.

O composto que você adiciona no topo deve gradualmente se incorporar ao solo abaixo, através da ação de minhocas, etc. fertilidade e saúde do solo, inclusive abaixo do nível do canteiro elevado, além do mais, isso irá lhe proporcionar o cultivo de vegetais com raízes mais profundas.

Preparando o Local: Opção 3

Canteiro com contenção de madeira, basta fazer as caixas com as medidas descritas anteriormente, utilizando os materiais adequados, ah, utilize parafusos para área externa como os de deck. Encha sua cama com uma camada fina de solo superficial, adicione fibra de coco, misture a compostagem rica em nutrientes (caseira ou produzida comercialmente).

Em seguida, cubra o composto com solo enriquecido especialmente formulado para horticultura. Tem uma textura fina para permitir a semeadura e o plantio imediatos. O solo vai assentar, especialmente com a rega. À medida que se instala, você pode, mais tarde, completar com composto.

Depois de plantar, cubra a cama com um pouco de cobertura morta (folhas, palha, agulhas de pinheiro ou mais composto) porque irá reter a umidade e suprimir as ervas daninhas.

  • 40% de composto: O composto é rico em nutrientes para as plantas. Utilize o húmus da sua composteira. Estrume envelhecido também pode ser usado, mas você NÃO pode colocar estrume fresco diretamente no seu jardim.
  • 40% solo superficial: Em termos de solo superficial, não estamos falando de “terra para vasos”, pois é muito fofa para canteiros elevados. Além disso, você encontrará solo superficial ensacado em um centro de jardinagem, suprimentos agrícolas locais ou loja de madeira.
  • 20% de aeração: Pode utilizar a serragem, casca de arroz, pedra-pomes, grama seca, etc.  Caso contrário, você precisa adicionar algo para drenagem. A rocha de lava também é um bom arejador para drenagem.

O que cresce bem em 15 cm de profundidade do solo:

alface, salada verde, espinafre, cebola, alho-poró, rabanete, morango, manjericão, cebolinha, coentro, endro, hortelã, orégano, salsa, tomilho, malmequeres e outras flores anuais

O que cresce bem em solo de 45 cm de profundidade:

Berinjela, quiabo, pimentão, abóbora, batata-doce, tomate, melancia e abóbora

O que cresce bem em solo de 76 cm de profundidade:

Feijão, beterraba, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, melão, cenoura, couve-flor, couve, pepino, alho, couve, abobrinha, acelga, nabo, lavanda, alecrim, sálvia, calendula, capuchinhas,

Postagens relacionadas