Primeiramente, O que é cisterna?
Cisterna é um sistema que faz a captação e armazenamento da água da chuva para uso doméstico ou empresarial. A água armazenada pode ser utilizada, por exemplo, para:
– Em primeiro lugar para lavar o pátio de casa
– Em segundo lugar para lavar carro
– Posteriormente para tarefas domésticas
– Além disso, para regar plantas
– Da mesma forma para lavar ferramentas
– Além disso, para descarga no vaso sanitário
Cisterna – Captação de água da chuva (248 litros)
Como funciona uma cisterna?
Por meio de calhas instaladas no telhado, a água da chuva é levada até o ‘FILTRO AUTOLIMPANTE’ que elimina os resíduos maiores (folhas que acumulam nas calhas, por exemplo). Na sequência, a água entra na Bombona plástica através do ‘SEPARADO DE ÁGUAS’.
Assim, esses dois sistemas de filtragem garantem uma água mais limpa.
Uma atitude ecologicamente correta que, além de ajudar o meio ambiente, traz economia para o bolso das pessoas.
Uma casa que possui uma cisterna tem a economia na sua conta de água de 30 a 50%
Dados sobre os recursos hídricos no Mundo e no Brasil
– 700 milhões de pessoas correm o risco de ter que se deslocar de suas regiões devido à falta de água até 2030.
– Em todo o planeta 40% das pessoas são afetadas por falta de água e mais de 2 bilhões de pessoas bebem água insegura para consumo. E 4,5 bilhões não tem acesso a serviços sanitários.
– Ao distribuir água para garantir consumo, os sistemas sofrem perdas na distribuição, que na média nacional alcançam 38,29% (SNIS, 2017)
– 52,36% da população têm acesso à coleta de esgoto. Quase 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço
Garantir o acesso a água de qualidade a todos os Brasileiros é um dos principais desafios para os próximos governantes.
A Cisterna Caseira é uma solução simples e barata de reaproveitamento da água da chuva visando benefícios para, por exemplo:
– Estados e Municípios (Socioeconômico): diminuindo o risco de enchentes e erosão do solo; racionalizando os investimentos das esferas públicas e privadas na rede de fornecimento de água e na rede de esgoto; desafogando a demanda dos reservatórios de água.
– Meio ambiente (Ecológicos): Em todo o planeta 40% das pessoas são afetadas por falta de água e mais de 2 bilhões de pessoas bebem água insegura para consumo. E 4,5 bilhões não tem acesso a serviços sanitários; no Brasil, mais da metade (55%) da população ainda não pode contar com tratamento de esgoto; 2 em cada 10 brasileiros não têm água de qualidade.
– Residências (Condomínios, pontos comerciais e casas): redução de 20% a 50% da fatura de água; menor dependência da rede de fornecimento de água; possível desconto no IPTU (consulte seu município).
Para melhor atender as necessidades das pessoas, acima de tudo, nossas Cisternas são todas produzidas produtos sustentáveis (90% do material é reciclável).
Soluções sustentáveis para o meio ambiente e para o seu bolso
Ecoturismo – Marina Pública em Porto Alegre
KIT Compostchêira de Jardim – 120 litros
Dúvidas frequentes sobre Cisternas
Onde posso instalar minha Cisterna?
Pode ser instalada em residências, condomínios e comércios. Ou seja, o único requisito seria um sistema de calhas ou dutos para captação da água pluvial do telhado.
- A água captada pode servir para consumo humano?
Por ser proveniente de chuva a água não é potável. Todavia, essa água pode ter tratamento através de filtros ou produtos químicos. - É preciso algum tipo de manutenção?
Sim. Portanto, em caso de utilização de pastilhas de cloro essas terão que ser trocas de tempo em tempo.
Também é aconselhável verificar as condições do filtro de folhas que sai da calha. Mas, caso esteja muito sujo, basta efetuar a limpeza (sem retirá-lo) com escova uma pequena escova, água e sabão.
- Após instalar o Kit Cisterna de 248 litros é possível interligar outros recipientes para aumentar a minha capacidade de armazenamento?
Sim. Portanto, nossas cisternas já são projetadas para possíveis ampliações da capacidade de captação que o cliente venha necessitar.
-
Como instalar a Cisterna?
Não oferecemos o serviço de instalação. Todavia, basta direcionar o cana de saída da água da calha para a tampa da cisterna. Mas, é fácil e seguro.
Fontes de consulta
Trata Brasil – http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua