Horta e Alimentação Saudável

Como fazer Horta em casa

Se você nunca provou algo fresco da horta, ficará impressionado com o sabor doce e suculento e a textura vibrante dos vegetais cultivados em casa. Não há absolutamente nada como alimentos frescos, especialmente se você cultivar os seus!
Pode parecer assustador no começo, mas a jardinagem é um hobby muito gratificante. Vamos nos concentrar nos fundamentos da jardinagem e do planejamento: como escolher o local certo para a sua horta, como fazer a horta do tamanho certo e como escolher quais vegetais cultivar.

Escolha o local certo

  1. Um local ensolarado: A maioria dos vegetais precisa de 6 a 8 horas de luz solar direta todos os dias. Alguns vegetais (especialmente os folhosos) podem ficar um pouco sombreados.
  2. Boa drenagem e sem empoçar água: Se o solo estiver mal drenado onde a água se acumula, opte por cultivar vegetais em canteiros elevados ou fileiras elevadas para melhorar a drenagem. Da mesma forma, solo encharcado significa raízes molhadas, que podem se transformar em raízes podres. Se você tiver solo pedregoso, remova as pedras, pois elas interferem no crescimento das raízes e tornam a planta mais fraca.
  3. Estável e sem vento: Evite locais onde ventos fortes soprem nas mudas ou atrapalhem o trabalho dos polinizadores. Você também não quer plantar em áreas com alto tráfego ou propensas a inundações.
  4. Solo rico em nutrientes. Seu solo nutre suas plantas. Se o seu solo for fino e pobre em nutrientes, suas plantas serão pobres e insalubres. Misture bastante matéria orgânica para ajudar as plantas a crescer.

Tamanho da horta

Contudo, escolha um pequeno terreno para começar e plante apenas o que você e sua família vão comer.

  1. Um espaço de 10 x 10 (100 metros quadrados) é um tamanho administrável se plantado no solo. Escolha de 3 a 5 hortaliças preferidas e compre de 3 a 5 mudas de cada. Uma boa dica é começar com mudas e com o tempo arriscar sementes (de boa qualidade) para que haja menos frustração na hora de começar uma horta e aprendamos a ter paciência com o cultivo ao longo do tempo.
  2. Se optar por um canteiro elevado, o tamanho 4 x 4 ou 4 x 8 é um bom tamanho para iniciantes. Abordaremos as técnicas de plantio de canteiros elevados em outro artigo.
  3. Se você quiser aumentar, uma área de 12 x 24 é provavelmente a maior horta que um iniciante deve ter. Contudo, para uma família de quatro pessoas pode incluir: Por exemplo: 3 colunas de abóbora amarela; 1 muda de abobrinha; 10 pimentões variados; 6 plantas de tomate; 12 plantas de quiabo; uma fileira de 3,6 metros de feijão-mato; 2 pepinos em arames; 2 berinjelas; 6 manjericão; 1 alecrim e algumas ervas de baixo crescimento, como orégano, tomilho e manjerona.
  4. Não importa o tamanho do seu jardim: mesmo assim, a cada 01 (um) metro ou mais, certifique-se de ter acesso às plantas para capina e colheita. Apenas certifique-se de alcançar facilmente o centro da fileira ou da cama/canteiro sem pisar no chão.

Legumes ideais para iniciar

Comece escolhendo vegetais fáceis que também sejam produtivos. Como por exemplo:

  1. Alface
  2. Vagem
  3. Rabanetes
  4. Tomates  (variedade de arbusto ou cereja são mais fáceis)
  5. Abobrinha
  6. Pimentas
  7. Beterraba
  8. Cenouras
  9. Acelga , Espinafre ou Couve
  10. Ervilhas

Misture flores como malmequeres – elas detêm pragas, atraem polinizadores e adicionam um pouco de cor!


Dicas de como organizar seus legumes na horta:

  • Nem todos os vegetais são cultivados ao mesmo tempo. Legumes da “estação fria”, como alface, brócolis e ervilha, crescem em climas mais frios. Culturas de “estação quente”, assim como tomates, pimentões e pepinos, não são plantadas até o final da primavera e verão, quando o solo esquenta.
  • Plante vegetais altos (como feijão verde ou milho doce em uma treliça) no lado sul do jardim para que não ofusquem as plantas mais baixas. Se por outro lado, parte do seu jardim tiver sombra, deixe essa área para pequenos legumes da estação fria. Eventualmente, se for inevitável A SOMBRA , guarde essas áreas para vegetais de estação fria que apreciam a sombra à medida que o tempo esquenta.
  • A maioria das hortaliças são anuais (plantadas todos os anos). Se você planeja cultivar culturas “perenes”, como por exemplo, aspargos e algumas ervas, forneça um local ou canteiros permanentes.
  • Considere que algumas culturas amadurecem rapidamente e têm um período de colheita curto (rabanete, feijão bravo). Outras plantas, como o tomate, demoram mais para produzir, mas também demoram mais para produzir. Esses “dias até o vencimento” geralmente estão listados no pacote de sementes.
  • Plantio errado. Você não quer plantar todas as sementes de alface ao mesmo tempo, ou elas precisarão ser colhidas ao mesmo tempo! Escalone as colheitas ao longo de semanas para mantê-las crescendo!

Quando plantar o que

Cada região tem uma época de plantio diferente com base principalmente no clima, e cada vegetal também tem suas preferências de temperatura.

Um plano de horta para iniciantes

Para ajudar você a iniciar, bolamos um projeto que certamente irá ajudar na organização da sua horta. Um exemplo de horta familiar utilizando os vegetais comuns de fácil cultivo descrito anteriormente. Também pensamos no cultivo companheiro (onde se cultiva plantas que prosperam juntas, uma ao lado da outra).

Foram pensados caminhos de tamanhos adequados que permitem a circulação e manutenção (mais ou menos 01 metro) da horta e, além do mais, misturamos ervas e flores que evitam pragas nos canteiros.

Horta em casa

No canteiro da direita para esquerda:

Em primeiro lugar: Endro, tomate cereja, manjericão e pimenta.

Em segundo lugar: Berinjela e calêndula

Posteriormente: Feijão e beterraba

Logo após: Alface e rabanete

Assim como: Cenoura e acelga

Por fim, nas laterais: Lavanda e a popularmente conhecida Escovinha (centáurea)

 

No próximo texto iremos falar sobre os Canteiros Elevados, dicas de materiais, como fazer e seus benefícios. O assunto Horta é muito amplo, por isso fique ligado que mais dicas virão.

Além disso, outro texto relacionado e bem importante pra você que faz compostagem e vai iniciar uma horta em casa. Sobre os uso do Biofertilizante.

Não deixe de seguir a Compostchêira nos canais:

YouTube: https://www.youtube.com/@compostcheira

Instagram: https://instagram.com/compostcheira?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Facebook: https://www.facebook.com/compostcheira

 

Postagens relacionadas