10 Benefícios em fazer Compostagem Doméstica

17 de setembro de 2022
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
benefícios em fazer compostagem doméstica

A Compostagem de resíduos orgânicos é uma técnica milenar que, além de oferecer um tratamento adequado para os restos de alimentos, gera o húmus, um material orgânico que pode ser adicionado ao solo para ajudar as plantas a crescer. Restos de comida e resíduos de quintal juntos atualmente representam mais de 50% do que jogamos fora e podem ser compostados. Há muitas boas razões para fazer compostagem.

Mas, se você não tiver espaço para uma pilha de compostagem ao ar livre, você pode compostar os resíduos orgânicos dentro de casa usando os modelos de Composteira Doméstica da Compostchêira.

Listamos os 10 principais benefícios em fazer compostagem. Venha fazer parte do nosso time de Compostchêiros!

Kit Composteira Doméstica – M (para 1 ou 3 pessoas)

Fazer Compostagem Doméstica diminui as emissões de gases de efeito estufa e diminui a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.

O maior componente dos resíduos sólidos urbanos (RSU) depositados em aterro são os restos de alimentos, representando aproximadamente 50% dos descartes municipais em aterro.
A matéria orgânica no aterro se decompõe anaerobicamente, ou seja, sem acesso ao oxigênio. Esse processo é diferente da decomposição aeróbica, que é como a matéria orgânica se decompõe naturalmente. Quando os alimentos se decompõem sem oxigênio, produzem gases de efeito estufa (principalmente metano), que podem escapar do aterro e se acumular na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. De fato, os aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos são o terceiro maior emissor de gás metano relacionado ao homem nos Estados Unidos.
A compostagem, por outro lado, imita o método de decomposição da natureza, permitindo que o material orgânico se decomponha aerobicamente. Assim, a compostagem reduz bastante o envio de resíduos para aterros sanitários e também reduz as emissões de gases de efeito estufa.

 

Compostagem economiza dinheiro para as prefeituras no descarte de lixo

A eliminação de resíduos custa dinheiro. À medida que reduzimos a quantidade de lixo que criamos, podemos economizar dinheiro nos serviços de coleta de lixo que, de outra forma, contrataríamos. Isso se aplica de maneira diferente a pessoas diferentes, é claro, dependendo de como você paga pelos serviços de resíduos.

O lixo é caro… ou pelo menos o transporte e armazenamento dele são. Para se ter uma ideia, segundo relatório do Banco Mundial, os custos com transporte e descarte dos resíduos está crescente em ritmo muito acelerado:

“No relatório anterior, eles alertaram que a geração global de resíduos sólidos estava a caminho de aumentar 70% até 2025, passando de mais de 3,5 milhões de toneladas por dia em 2010 para mais de 6 milhões de toneladas por dia até 2025. já o suficiente para encher uma linha de caminhões de lixo de 5.000 quilômetros de extensão todos os dias. O custo global de lidar com todo esse lixo também está aumentando: de US$ 205 bilhões por ano em 2010 para US$ 375 bilhões em 2025, com os maiores aumentos de custos nos países em desenvolvimento.”

Se o seu lixo for coletado por meio de um serviço municipal de coleta financiado pelo dinheiro do contribuinte, você pode não ver uma correlação direta em suas despesas de remoção de lixo. No entanto, à medida que transformamos nossa cultura para tornar a compostagem popular, podemos ver os gastos municipais com a remoção de lixo diminuir, permitindo assim que nosso dinheiro de impostos seja melhor usado em outros lugares.

IPTU Desconto para iniciativas sustentáveis

Fazer Compostagem economiza seu dinheiro

O que foi exposto anteriormente sobre o composto gerado na Composteira fertilizar o jardim e horta faz com que deixemos de gastar com a compra de fertilizantes, húmus e produtos para correções de solo. Lembrando que, além do adubo / húmus gerado no processo de compostagem, com os modelos de Composteira Doméstica da Compostchêira você poderá aproveitar o Biofertilizante, um adubo líquido muito eficiente.

O composto fortalece o solo e promove o crescimento saudável das plantas.

Fazer Compostagem é a melhor forma de produzir húmus 100% orgânico para utilizar no seu jardim e horta. A adição de composto ao solo melhora sua estrutura e textura, tornando-o ideal para o crescimento das plantas, pois as plantas precisam de terreno rico em nutrientes e matéria orgânica. Com porcentagens mais altas de matéria orgânica, o solo é mais capaz de reter água, nutrientes e ar – beneficiando todo o ecossistema, criando um ambiente ideal para as plantas e reduzindo o escoamento e a erosão. Para se ter uma ideia, um aumento na matéria orgânica de apenas 1% no solo pode triplicar a capacidade de retenção de água. Obviamente, isso fará muita diferença.

Em resumo, solo mais nutrido representa plantas mais saldáveis.

 

Com a prática da compostagem doméstica, você poderá eliminar o uso de fertilizantes sintéticos.

Como o composto gerado no processo de compostagem doméstica enriquece o solo e promove o crescimento saudável das plantas, as plantas cultivadas tendem a ser mais resistentes a doenças, pragas e fungos. As bactérias e criaturas saudáveis ​​presentes no composto também ajudam a combater pragas e doenças nocivas antes que elas cheguem às plantas – reduzindo assim a necessidade de pesticidas tóxicos.

Além disso, o composto é uma fonte de nutrientes de liberação lenta para as plantas. Os diversos materiais do composto se decompõem em taxas diferentes, liberando nutrientes lentamente por um longo período de tempo; ao invés de liberá-los todos de uma vez, como fazem os fertilizantes. O composto também contém uma variedade maior de nutrientes do que os fertilizantes, porque é gerado com diferentes tipos de materiais orgânicos.

+Saúde para o Solo = +Saúde para as Plantas = +Saúde para vocês e sua família

 

A compostagem devolve os nutrientes essenciais para o solo.

Restos de comida são um recurso valioso! Assim como as partes que você come, as partes dos alimentos que você joga fora contêm importantes vitaminas e minerais que, quando devolvidos ao solo, são absorvidos pela próxima rodada de culturas cultivadas na terra. Isso forma um sistema circular perfeito e uma grande economia de energia, além dos ganhos ambientais e para a saúde das pessoas.

Infelizmente, os métodos agrícolas intensivos de hoje resultaram no esgotamento de nutrientes nos solos, o que, por sua vez, fez com que as frutas e vegetais em que crescem fossem significativamente menos nutritivos do que algumas décadas atrás. Uma forma importante de combater isso é promover um solo saudável – o que pode ser feito por meio da compostagem.

 

O composto gerado promove um ecossistema de solo mais eficiente.

O composto atrai criaturas e micro-organismos que são bons para o solo e as plantas. Pense no composto como probióticos para o corpo humano – boas bactérias são necessárias para combater doenças e nos manter vivos e funcionando. Da mesma forma, para que o solo seja saudável, ele precisa promover uma comunidade de organismos que decompõem a matéria, melhoram a estrutura do solo e criam um ambiente fértil para as plantas. O composto vem com uma infinidade de organismos que fazem exatamente isso.

A compostagem deixa seu lixo menos fedorento

Algumas pessoas pensam que a compostagem é suja ou para hippies que abraçam árvores. A compostagem é realmente muito fácil e muito mais limpa do que jogar tudo no lixo juntos.

Quando a matéria orgânica, como restos de comida e lixo de quintal, se decompõe com água e oxigênio (como acontece na natureza), o processo não cheira mal. Na verdade, uma caixa de compostagem bem gerida tem um cheiro meio doce. Além disso, quando você remove os restos de comida da lixeira da cozinha, o lixo da sua casa também cheira muito menos.

Uma Compostchêira na minha vida!!

A compostagem nos mantém mais responsáveis e engajados

A compostagem lembra-nos o valor dos nossos resíduos. Muitas vezes, jogamos no lixo tanto de maneira irreverente que ainda tem um valor imenso. Descartamos uma infinidade de itens de uso único que podem ser reutilizados várias vezes. Jogamos todos os tipos de itens no lixo que podem ser reciclados e reaproveitados.

Enquanto isso, a compostagem de nossos restos de comida é uma das maneiras mais simples e menos caras de reduzir o desperdício, curar o planeta e verificar consistentemente nossa responsabilidade de aproveitar ao máximo as coisas que consumimos.

Não podemos deixar de mencionar os benefícios pedagógicos da prática de Compostagem para crianças, pois ela pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta nas aulas de educação ambiental em escolas.

A Compostagem Doméstica como terapia

Fazer compostagem Doméstica nos dá plena ideia de um ciclo natural e nos obriga a controlar nossa ansiedade ou deseje de tentar controlar todos os processos. Na Compostagem, podemos acompanhar um processo que possui início, meio e fim, dentro de um determinado período de tempo e não há “pensamento mágico” que faça esse processo ser acelerado. Em outras palavras, precisamos acompanhar o tempo próprio do processo com paciência e disciplina.

É maravilhoso e muito necessário acompanhar um processo que envolve: gerar os resíduos, separar os resíduos, compostar os resíduos e, por fim, poder utilizar o resultado (o húmus ou adubo) para fertilizar nossas plantas.

Acredite, fazer Compostagem Doméstica é uma verdadeira REFORMA MORAL.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

MINHA CONTA