Permacultura – O que é e quais os benefícios?

Permacultura (a palavra, cunhada por Bill Mollison, é uma junção de agricultura permanente e cultura permanente) é o projeto consciente e a manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos que possuem a diversidade, estabilidade e resiliência dos ecossistemas naturais.

Qual o propósito?

A permacultura integra a terra, os recursos, as pessoas e o meio ambiente através de acordos recíprocos. É uma abordagem inovadora para a agricultura e paisagismo que se concentra na criação de sistemas sustentáveis e auto-suficientes.

Tem seu desenvolvimento com objetivo de imitar os ecossistemas naturais, a fim de criar jardins e fazendas que produzam alimentos e outros recursos de maneira sustentável e permanente, que geram uma ordem social equilibrada.

O que estuda?

A permacultura estuda e aplica soluções holísticas que são aplicáveis em contextos rurais e urbanos em qualquer escala. É uma caixa de ferramentas multidisciplinar, incluindo agricultura, captação de água e hidrologia, energia, construção natural, silvicultura, manejo de resíduos, sistemas animais, aqüicultura (para criação de peixes), tecnologia apropriada, economia e desenvolvimento comunitário.

Isso significa que a permacultura pode ser uma solução viável para as comunidades que enfrentam desafios como a escassez de água e a erosão do solo.

Tem base em princípios éticos, como a cooperação em vez da competição, o cuidado com o meio ambiente e a paz social. Isso significa que a permacultura não apenas fornece alimentos e recursos, mas também promove uma comunidade mais unida e saudável.

Sua filosofia

A filosofia por trás da permacultura é trabalhar COM, e não contra, a natureza; de observação prolongada e pensativa, em vez de ação prolongada e impensada; de olhar para os sistemas em todas as suas funções, em vez de pedir apenas um rendimento deles; e permitir que os sistemas demonstrem suas próprias evoluções.

A base da permacultura é o sistema benéfico, logo, pode ser inserida a todos os outros treinamentos e habilidades éticas de empreendimentos humanos.

Na paisagem ampla, no entanto, a permacultura se concentra em áreas já ocupadas e terras agrícolas.
A diferença real entre um ecossistema cultivado (projetado) e um sistema natural é que a grande maioria das espécies (e da biomassa) na ecologia cultivada é destinada ao uso humano ou de seu gado.

Somos apenas uma pequena parte do conjunto total de espécies primitivas ou naturais, e apenas uma pequena parte de seus rendimentos está diretamente disponível para nós. Mas em nossos próprios jardins, quase todas as plantas são selecionadas para fornecer ou manter algum rendimento direto para as pessoas.

O projeto doméstico relaciona-se principalmente com as necessidades das pessoas; é, portanto, centrado no ser humano (antropocêntrico).

Qual o objetivo

É um objetivo válido para o projeto de assentamentos, mas também precisamos de uma ética centrada na natureza para a conservação da vida selvagem.

Não podemos, no entanto, fazer muito pela natureza se não governarmos nossa ganância e se não suprirmos nossas necessidades de nossos assentamentos existentes.

Atingindo este objetivo, conseguimos nos afastar da paisagem agrícola, permitindo o reflorestamento do sistema natural.

Mapa da Permacultura

 

Zona 0: em primeiro lugar, a Casa

Zona 1: em segundo lugar, mais próxima da casa. Verduras, aromáticos, ervas e condimentos, várias vezes ao dia,

Zona 2: posteriormente, zona que exige muita atenção. Galinheiro, horta, pomar de mão-de-obra intensiva , uma vez por dia,

Zona 3: Superfície maior, cultivo de campo. Abóboras, batatas, milho, cogumelos, pecuária, uma vez por semana,

Zona 4: Zona mais distantes Área florestal usada por seus recursos. Pastagem, matagal, pomar de castanheiros, uma vez a cada temporada,

Zona 5: Zona devolvida à natureza Zona de observação onde a natureza pode correr solta Desenvolvimentos espontâneos, imprevistos e descontrolados. Sem intervenção

Outro benefício da permacultura

Pode ser uma fonte de renda para as comunidades locais. Ao cultivar seus próprios alimentos e outros recursos, as pessoas podem economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, fortalecer sua independência alimentar.

Além disso, a permacultura pode ajudar a preservar as tradições culturais e a diversidade biológica, ao promover a agricultura local e a preservação de variedades cultivadas de plantas e animais.

Se você está procurando uma maneira de cultivar seus próprios alimentos de maneira sustentável e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo, a permacultura pode ser a solução ideal para você.

A seguir, indicamos um curso sobre Agrofloresta pra você que está interessado na regeneração de alguma área de degradação.

Postagens relacionadas