A Compostchêira disponibiliza um canal direto para os clientes tirarem suas dúvidas durante o processo de compostagem. Depois de muitas mensagens e várias ligações de clientes com dúvidas em comum, resolvemos escrever este texto com as possíveis intercorrências que possam acontecer na sua composteira.
Primeira coisa que você deve observar é o local de instalação da sua composteira, certifique-se que esteja protegida do sol e da chuva. O calor é o maior inimigo das minhocas, os resíduos ferventam e a temperatura pode chegar a 70° dentro das caixas. A chuva já não é tão problemática, mas as minhocas se atormentam com a vibração da chuva nas caixas, você pode perceber, quando você bate nas caixas, gerando vibração, as minhocas se agitam isso pode ocasionar a fuga das minhocas. Além do excesso de umidade, o que também não é bom, pois as minhocas possuem respiração cutânea.
Uma curiosidade sobre as minhocas: Quando o ambiente não está adequado, as minhocas se matam isso mesmo, suicídio coletivo, elas se amontoam e se matam.
Calma, as minhocas não sumiram, provavelmente estejam, mais no fundo da caixa, onde a temperatura é mais agradável, a umidade mais adequada e onde os resíduos estão mais apetitosos para elas. Se a preocupação for muita, revire cuidadosamente os resíduos no fundo da caixa. Se não encontrares é por que algo foi feito de errado, como:
– Em primeiro lugar, o excesso de Calor
– Em segundo lugar, Alimentos inapropriados
– Chuva
-Muita umidade
– Falta de resíduo
Mas não se preocupe, isso acontece, adquira mais unidades da minhoca californiana e bola pra frente.
Aproveita e confere nosso canal do YouTube, lá tem um vídeo que mostra como e onde instalar a composteira.
Embora essas larvas sejam de arrepiar, não se apavore. Provavelmente você deve estar enxergando as larvas da mosca-soldado, essa aí de baixo na foto. Esses insetos chegam na composteira através de alimentos contaminados, sabe aquela fruta que ficou fora da geladeira e a mosca pousou nela, pois é, ela acabou deixando na casca dessa fruta cerca de 500 ovinhos. Estes ovinhos acabam, eclodindo em 04 dias, dentro da composteira e o resultado são estes monstrinhos que para muitos parecem nojento.
Para se livrar delas, aconselhamos remover o máximo possível das larvas e colocar uma camada de 5cm de terra, essa de jardim, sobre o composto. As larvas da mosca-soldado ficam mais na superfície, então fica mais fácil de retira-las e as que não conseguem subir acabam morrendo. Deixe descansar, sem colocar resíduos, por uma semana, as larvas que restarem irão morrer.
Uma curiosidade sobre a larva da mosca-soldado: Também são decompositores e muitas pessoas utilizam somente elas para fazer este mesmo processo de compostagem que as minhocas fazem. Outra curiosidade, é que as larvas estão virando iguarias na culinária, ricas em proteínas são projetadas como o alimento do futuro.
Então fica ligado, talvez uma amizade seja algo a se pensar.
Esses são os ácaros da composteira, dá uma espiada na foto a baixo. Da família das aranhas, se alimento de matéria orgânica morta e em decomposição. São excelentes companheiros de compostagem para as minhocas. São adoradores da umidade, mas, enfim se você não quiser que eles abitem sua composteira, o ideal é controlar a umidade, deixando a composteira com a touquinha(aquela que você só encontra em nossos Kits) e cobrindo os resíduos com matéria seca, com a nossa cúmplice, a serragem.
Não entrem em pânico, eles são do bem, mas não deixe que saiam do controle e tomem conta da casa das minhocas.
Os colêmbolos são inócuos para as minhocas, também são adoradores da umidade, então gerenciando bem isso, eles desaparecem. Seu tamanho máximo é de aproximadamente 8 milímetro, não mordem e não picam. Você pode passar um pano com água e sabão nas laterais das caixas pelo lado de dentro para acabar com eles, caso a presença deles estejam te incomodando, caso contrário, deixe-os curtirem os resíduos.
Nãooo!! Se acalma, não é barata, são os coleópteros ou também conhecidas como barata da terra, da família dos besouro. Embora tenham a palavra barata no nome, elas são bem diferentes daquelas que nos causam arrepios, encontradas no esgoto. São mais raras de serem vistas na composteira, mas pode acontecer. Benéficos a composteira, comem outros bichinhos menores, controlando a população destes e não proliferam doenças, são amigas dos jardineiros. Não voam e não se proliferam rapidamente. Então, deixando a composteira bem fechada com a tampa(no inverno) e com a touquinha(no verão)dificilmente elas irão aparecer.
Corre lá e tira o máximo possível que você puder. Essas são as inimigas número 1 das minhocas. Podem acabar com suas amigas em um piscar de olhos. Aparecem quando o composto está muito seco. O verão é a época de ficar alerta, então quando sua composteira estiver seca demais, coloque mais ou menos dois litros de água para umedecer.
Borra de café é ótimo para afugentar formigas. Além disso, tome bastante cuidado com as folhas secas que você coloca na composteira. A dica é: sempre coloque as folhas secas em um saco, feche bem e deixe no sol por algumas horas, logo, isso irá matar qualquer bichinho indesejado, então estarão prontas para irem para a composteira.
Simmm!!! Enfim, a mais famosa e também conhecida como mosca da fruta, a inesquecível DROSÓFILA.
Esta deve ter o recorde no RECLAME AQUI. Adoram uma fruta madura, são esporádicas durante o processo, assim como aparecem, desaparecem…Alguns truques são utilizados para tentar acabar com elas, como por exemplo:
– Misturar, em meio copo de vinagre de maçã, duas colheres (sopa) de açúcar e a mesma medida de detergente. Mexer até formar espuma e deixe a solução dentro da composteira.
– Outra dica, é cortar um limão ao meio e espetar cravos em sua superfície, deixar próximo a composteira,
– Borrifar óleo de Neem dentro da composteira,
– Cobrir bem os resíduos com serragem também evita que a drosófila chegue à fruta,
– Deixar os resíduos na geladeira, até o momento de serem colocados na composteira, pois o momento da contaminação ocorre fora da composteira quando as frutas ou cascas ficam expostas.
Curiosidade sobre a Drosófila: São utilizadas para pesquisas científicas, pois são excelentes modelos por sua semelhança genética com os humanos e outros mamíferos.
Incrível né?! Dá uma olhada neste link AQUI
Enfim, muitos desses carinhas estranhos que aparecem na composteira são benéficos ao processo, você só tem que saber controlá-los para encontrar o equilíbrio perfeito. Intercorrências fazem parte da vida.
Não entre em pânico, e muito menos desista. A compostagem é uma técnica milenar que está em nosso DNA, mais cedo ou mais tarde a chave vai virar e o processo fica automático, pois basta ter paciência e persistência, como tudo na vida, precisa de dedicação para receber retorno. Contudo, a compostagem nada mais é do que uma reforma morar em nossas vidas. Vamos juntos nesta filosofia de vida.
Este site usa cookies.
Saiba mais ...