Horta e Alimentação Saudável

Hidroponia – Saiba tudo sobre o cultivo do futuro

A hidroponia é a técnica de cultivo de plantas usando uma solução nutritiva à base de água em vez de solo, e pode incluir um substrato agregado ou meios de cultivo, como vermiculita, ou perlita, entre outros. Os sistemas de produção hidropônica são usados por pequenos agricultores, amadores e empresas comerciais.

O uso da hidroponia proporciona taxas de crescimento mais rápidas e colheitas maiores. As plantas em um sistema hidropônico crescem mais rapidamente porque têm comida e água disponíveis o tempo todo.

Safras maiores

Eles produzem  safras maiores porque podem dedicar sua energia à produção de suas safras, em vez de produzir raízes grandes, como as que seriam necessárias no solo para buscar água e nutrientes.

As plantas cultivadas hidroponicamente têm sistemas radiculares menores porque as raízes não precisam sair em busca de nutrientes e água. Alguns sistemas usam um meio de crescimento inerte para sustentar a planta.

Além de levar água e nutrientes às raízes das plantas, o sistema de cultivo também deve fornecer oxigênio, o que, em suma é muito importante para a saúde das raízes das plantas.

 

Quais as vantagens de usar hidroponia?

  1. Maiores rendimentos crescem a uma taxa de 30 a 50% mais rápido quando comparadas aos métodos agrícolas tradicionais.
  2. Nível de nutrição controlado.
  3. As plantas são mais saudáveis e amadurecem mais rápido.
  4. As ervas daninhas podem ser facilmente eliminadas.
  5. A suscetibilidade a pragas e doenças é insignificante.
  6. A automação é possível.
  7. A água presente no sistema pode ser reaproveitada, o que facilita a economia.
  8. Facilidade de colheita.
  9. As culturas produzidas, inegavelmente, são mais adequadas para o consumo.
  10. Pequeno espaço de produção se otimizar de forma eficaz, permite um sistema vertical.
  11. Tem seu cultivo durante o ano todo, pois não sofre com as intempéries do tempo.

Você também será capaz de economizar uma quantidade substancial de água ao usar a agricultura hidropônica, pois os sistemas hidropônicos são capazes de recircular a água de forma eficaz para um menor consumo .

A razão pela qual os agricultores geralmente usam muita água na agricultura tradicional é porque uma grande quantidade de água é perdida antes de chegar ao destino pretendido.

Juntamente com a evaporação da água, a água pode ser perdida durante o cultivo no campo quando se acumula ou rola. É importante entender que mais de 80% de toda a água usada em todo o país é usada na indústria agrícola.

Quais as desvantagens de usar hidroponia?

  1. Comparado a um jardim tradicional, um sistema hidropônico é mais caro para adquirir e construir.
  2. Os sistemas hidropônicos passivos e ativos dependem da eletricidade para alimentar os diferentes componentes, como luzes de cultivo, bombas de água, arejadores, ventiladores, etc. Portanto, uma queda de energia afetará todo o sistema.
  3. A hidroponia requer um nível mais alto de monitoramento e microgerenciamento do que o cultivo tradicional de plantas. Para manter um ambiente de crescimento cuidadosamente controlado, todos os componentes do sistema precisam de vigilância constante – luzes, temperatura e muitos aspectos da solução nutritiva, como pH e condutividade elétrica. Levando em consideração quando em grande proporção de cultivo.
  4. Sem solo para atuar como tampão, as plantas cultivadas em sistemas hidropônicos reagem negativamente a problemas como deficiências de nutrientes e doenças muito mais rapidamente.

Sistemas hidropônicos usam menos produtos químicos

Uma das principais razões pelas quais muitos agricultores modernos decidiram usar a agricultura hidropônica é porque permite que eles usem menos produtos químicos quando comparados às formas tradicionais de agricultura.

Embora os problemas de pragas ainda possam ser um problema com a agricultura hidropônica, esses problemas ocorrem com menos frequência, o que significa que não precisa usar tantos herbicidas e pesticidas.

Os sistemas hidropônicos tem seu controle feito rigidamente, significa que o uso de herbicidas não será necessário. Como os sistemas hidropônicos são mantidos dentro de casa ou em estufas, dificulta a entrada de pragas nesses sistemas.

Como iniciar um sistema de hidroponia?

  1. Escolha, para iniciar, folhas verdes, por exemplo: alface, rúcula, agrião…
  2. O espaço, orçamento e tipo de plantas a serem cultivadas são fundamentais para escolha do melhor sistema,
  3. Escolha um local com bastante sol, se eventualmente não o tenha, você precisará de uma luz artificial, a mais comum é a luz de cultivo em LED de espectro completo,
  4. Um medidor de pH é bem importante,
  5. Adquira os nutrientes necessários, você encontra em lojas especializadas, e lembrando que pode se utilizar o Biofertilizante também.

Como fazer um sistema de hidroponia?

Você pode fazer com cano PVC ou uma caixa plástica com tampa, aqui iremos ensinar a fabricar o sistema com cano de PVC, verticalmente e em zig-zag:

Materiais

  1. Cano de PVC de 75mm (o comprimento vai depender do seu espaço), OBS: como os canos de 75mm são brancos, indicamos pintá-los com uma cor escura para impedir que a luz penetre no cano, pois a luz nas raízes prejudicam criando fungos,
  2. Joelho de 90° de 75mm( a quantidade vai depender de quantas bancadas você for fazer),
  3. Dois CAP, um para fechar o cano superior e outra para o inferior.
  4. Fitas abraçadeiras,
  5. Mão francesa, você pode colocar a cada 1,5m ou pode fazer um suporte com canos; onde ficaram as fixadas as bancadas, fixar as bancadas (canos) com fitas abraçadeiras nas mãos francesas,
  6. Cano ou mangueira de transporte para conectar a solução nutritiva a bancada superior (adaptar no CAP) e outra na bancada inferior (adaptar no CAP)para retornar a solução para o tanque onde estará a bomba,
  7. Para um sistema caseiro, geralmente uma bomba (de aquário) com vazão de 100 ou 200L/hora é suficiente (ou informe ao fornecedor a altura máxima que a água deve chegar) , a bomba deve ficar totalmente submersa na água dentro do reservatório;
  8. Reservatório (mais ou menos 100 L) para armazenar a solução (onde estará a bomba) que irá nutrir as plantas, pode utilizar baldes ou galões de água. Bem fechados para evitar a proliferação de mosquito.
  9. Temporizador ou timer (imagem a baixo) para controlar o funcionamento da bomba, pois a água deve correr pelo sistema em intervalos de 15 minutos. Este ficará conectado a bomba.
  10. Para fixar as mudas nas bancadas você pode utilizar os recipiente plástico próprio para hidroponia, copo plástico, garrafa pet, esbonja, qualquer material que fixe a mudinha deixando-a flutuando, mas com as raízes em contato com a água.

Como fazer

  1. Em primeiro lugar, faça furos de 32mm de diâmetro( use serra copo para facilitar) mantendo uma distancia de 25 cm entre furos(medida de centro a centro dos furos),
  2. Em segundo lugar, fixe as mãos francesas a cada 1,5m
  3. Bancadas de 4,0 a 6,0 m permitem inclinações de 10 a 12%;
  4. Em seguida, prenda as bancadas(canos pvc) nas mãos francesas com as fitas abraçadeiras,
  5. Feche uma das pontas da primeira bancada com o CAP e na outra ponta coloque o joelho de 90°
  6. Vá encaixando as bancadas seguindo o zig-zag;
  7. Feche a última bancada com o CAP que sobrou,
  8. Conecte as mangueiras nos CAPs, uma na bancada superior, por onde sairá a água do reservatório dos nutrientes, da mesma forma, a outra na bancada bem de baixo para retornar a água para o reservatório,
  9. Então, coloque a bomba dentro do reservatório, mas não esqueça que ela deve ficar totalmente submersa.
  10. Conecte a bomba no temporizador (arrume para liga e desligar a cada 15 minutos),
  11. Temporizador na tomada, depois disso, é hora de colocar as mudinhas.

Manutenção

Depois de configurar seu kit hidropônico ou construir seu próprio sistema de cultivo, instalar suas luzes e plantar suas plantações, finalmente, é hora da manutenção básica.

  1. Adicione, em primeiro lugar, os nutrientes ao reservatório de água, de acordo com as instruções da marca. Além disso existem muitos disponíveis na forma líquida e em pó.
  2. Em segundo lugar, encha o reservatório com água filtrada ou água da chuva. A água da torneira geralmente contém flúor e outros elementos que podem prejudicar suas plantas, portanto, uma cisterna cai bem.
  3. Além disso, não esqueça, a temperatura ideal da água é entre 18° e 25° C no verão e entre 10° e 16° C no inverno, com um nível de pH entre 5,7 e 6,3.
  4. Mantenha a água em movimento no reservatório com um borbulhador ou bomba de submersão, para que não haja o crescimento bacteriano.
  5. No entanto, esvazie, limpe e reabasteça seu reservatório de nutrientes hidropônicos a cada duas semanas.

Por fim, limpe todo o sistema hidropônico após a colheita.

 

Além disso, não deixe de seguir a Compostchêira nas redes sociais.

YouTube: https://www.youtube.com/@compostcheira

Instagram: https://instagram.com/compostcheira

Facebook: https://www.facebook.com/compostcheira

Postagens relacionadas