“Menos é mais” nos direciona para uma arquitetura minimalista que é uma abordagem simplificada e elegante para o design de projetos. O objetivo é criar espaços que sejam funcionais, eficientes e acolhedores, basicamente sem o excesso de elementos desnecessários.
Maior eficiência energética: Com a simplificação de formas e linhas retas, é possível maximizar a iluminação natural e a ventilação, o que leva a uma redução no consumo de energia.
Menor custo de construção e manutenção: A arquitetura minimalista utiliza menos materiais e tem menos componentes, em suma, significa que pode ser mais econômico do que outros estilos arquitetônicos.
Maior flexibilidade: Com seus espaços abertos e sua falta de divisões excessivas, a arquitetura minimalista permite que os espaços sejam adaptados para atender às mudanças nas necessidades das pessoas.
Maior conexão com a natureza, com o design biofílico: A arquitetura minimalista valoriza a paisagem e a integração com a natureza, o que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e aumentar sua sensação de bem-estar.
Estilo elegante e sofisticado: A arquitetura minimalista é conhecida por sua beleza simples e elegante, além do mais, pode ajuda a elevar o perfil de qualquer propriedade e aumentar sua valorização.
A arquitetura do menos oferece uma solução prática e elegante para o design de edifícios. Se você está procurando um estilo que seja funcional, eficiente e bonito, vale a pena considerar a arquitetura minimalista.
Em suma, lembre-se de que a arquitetura e o design é sobre simplicidade, clareza e funcionalidade. Mantenha estas ideias em mente ao criar o seu espaço e você terá um resultado elegante e acolhedor.
Pringiers House,Mirissa, Sri Lanka – Esta casa minimalista projetada pelo arquiteto Tadao Ando é conhecida pelo concreto aparente, assim como formas geométricas simples, os dois volumes com linhas retas.
A Casa Monolítica, África do Sul – Projetada pelo arquiteto Pietro Russo, esta casa minimalista é conhecida por sua parede externa única de concreto, certamente cria uma sensação de privacidade e segurança.
Casa em Ponte de Lima, Portugal – Casa de autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, tem sua fachada toda de vidro, porque adiciona iluminação natural, cores claras e interesse a um design minimalista simples.
Por exemplo, aqui estão alguns lugares minimalistas que valem a pena conferir:
Casa Passivhaus, São Paulo – Projeto do arquiteto João Armentano, possue eficiência energética e design minimalista. Utiliza materiais naturais, como madeira e vidro, e linhas retas e simplistas.
Casa de Praia, Bahia – Esta casa de projeto do arquiteto Marcio Kogan, com sua fachada de concreto branco, cria uma sensação de privacidade e segurança. Outro ponto forte do minimalismo é a utilização de janelas amplas para iluminação natural.
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre – Do arquiteto Álvaro Siza, tem seu reconhecimento por integrar seu projeto com o entorno, com o meio ambiente, linhas retas e além disso pela utilização betão branco que dispensa pintura e oferece leveza ao projeto, além de técnicas sustentáveis como tratamento de água.
Porque como diz a famosa frase de Mies van der Rohe, “menos é mais”, o hino do minimalismo. Mas não vá achando que é um conceito fácil de se projetar, é preciso habilidade para alcançar um trabalho simples e elegante, utilizando somente elementos essenciais.
Este site usa cookies.
Saiba mais ...