“ASTM D5231 composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos

7 de outubro de 2017
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
resíduos sólidos urbanos do município de Novo Hamburgo

Disponível no repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esta dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) está organizada em 6 capítulos, que cita a composição gravimétrica do município de Novo Hamburgo com o intuito de auxiliar na gestão dos resíduos sólidos urbanos da cidade.

Objetivo do trabalho – composição gravimétrica

Este trabalho tem como foco principal a caracterização da composição gravimétrica, ou seja, a porcentagem relativa de cada tipo de material, dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Novo Hamburgo – RS. A metodologia aplicada neste trabalho seguiu a norma ASTM D5231, específica para a caracterização de RSU, pouco explorada em trabalhos acadêmicos sobre RSUs brasileiros, permitindo identificar a composição dos resíduos gerados no município.

Contribuição para gestão de resíduos sólidos

Colabora com o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, este trabalho representa uma importante contribuição para os desafios que as municipalidades enfrentarão, reportando uma série de informações que deverão ser consideradas na elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Publicado em 2015, este trabalho conclui principalmente pela especial atenção à gestão dos resíduos orgânicos, potencialmente recicláveis, que neste estudo representaram aproximadamente 57% dos resíduos gerados no município, próximo ao valor médio brasileiro.

Este trabalho encontra-se disponível publicamente no Repositório Digital da UFRGS –  Lume, no link:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/115271

 

Autor:

Régis Pereira Waskow – Formação em Engenharia Ambiental no Centro Universitário La Salle (Canoas-RS), desde março de 2015 doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da UFRGS.

Tem experiências na atuação em Sistema de Integração de Gestão (ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18000).

Licenciamento e consultoria em atividades de mineração, projetos de gestão de Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos.

Orientador:

Rejane Tubino – Possui graduação em Engenharia Civil pela PUCRS(1986), mestrado em Construção Civil / CPGEC  pela UFRGS (1994)

Doutorado em Engenharia Metalúrgica – PPPGEM – Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).

Atualmente é professora IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Metalurgia. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia Metalúrgica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção.

Atua principalmente nos seguintes temas:

  • Em primeiro lugar, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos,
  • Em segundo lugar, durabilidade do concreto,
  • Assim como, escória de aciaria elétrica,
  • Além disso, resíduos metalúrgicos,
  • Também, Gestão Ambiental e
  • Posteriormente, Gestão da Qualidade.
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

MINHA CONTA