Gestão de Resíduos do Município de Santa Rosa

11 de dezembro de 2017
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Gestão de resíduos sólidos

PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Chamamos de lixo, os resíduos sólidos domésticos produzidos em nossas casas e que descartamos diariamente. No entanto, o conceito de lixo é uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes.

Repensando os Resíduos Orgânicos

Segundo dados da (Abrelpe) Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, 2003 a 2014 cada brasileiro produz em média 1,062 kg de resíduos sólidos por dia. E essa geração de lixo aumenta cada vez mais, em um processo que começou a partir da Revolução Industrial. O novo milênio chega com produtos novos no mercado, o consumidor busca comodidade, assim como, as indústrias buscam maiores lucros.

Crise Econômica e Consumo

O resíduo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, sendo o principal responsável pelo aumento da poluição do solo, da água e do ar. Além disso, causa danos à fauna e a flora e é foco da proliferação de vetores de diversas doenças.

No Brasil, após mais de vinte anos de debates no congresso a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N° 12.305/10), nos trouxe instrumentos importantes para permitir o avanço do País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes da inadequada Gestão de resíduos sólidos. Prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, em suma, aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado.

Objetivos do projeto

Então, preocupados com a situação, o município buscou recursos federais junto ao Ministério das Cidades para elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Sendo este um instrumento que envolve toda a comunidade diante da importância para o incentivo a pesquisa meios complementares relacionados a Gestão de resíduos sólidos.

Em resumo, as medidas adotadas pelo plano são para tratar os resíduos sólidos gerados na área urbana e rural através de um diagnóstico.

Tem como objetivo detectar falhas pré-existentes e com isso definir soluções apropriadas no intuito de minimizar possíveis impactos ambientais e de saúde pública.

O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Santa Rosa tem previsão para ser concluído em dezembro de 2017. Enfim:

O futuro do meio ambiente depende da nossa responsabilidade no presente.”

Francielli Werlang Puhl – Educadora Ambiental

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

CONFIRA O NOSSO BLOG